Senador Gim Argello abdica de indicação para ser ministro do TCU

Gim Argello: “No momento em que a honrosa indicação do meu nome para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União é usada como instrumento de disputa política em ano eleitoral, entendo que devo abrir mão desta honraria”.
Gim Argello: “No momento em que a honrosa indicação do meu nome para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União é usada como instrumento de disputa política em ano eleitoral, entendo que devo abrir mão desta honraria”.

O senador Gim Argello (PTB-DF) desistiu de disputar uma vaga para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Gim tinha sido indicado para ocupar o lugar do ministro Antônio Valmir Campelo Bezerra, que se aposentou. Entretanto, o senador enfrentou forte resistência de senadores oposicionistas e independentes por causa dos processos a que responde na Justiça por crimes contra a administração pública.

“No momento em que a honrosa indicação do meu nome para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União é usada como instrumento de disputa política em ano eleitoral, entendo que devo abrir mão desta honraria”, diz a nota oficial divulgada no site do senador.

Gim sofreu a primeira derrota, quando o plenário do Senado votou contra um requerimento de urgência para votação da indicação dele. A urgência evitaria que o senador passasse por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, onde seu currículo seria analisado. No momento em que o plenário recusava o pedido de urgência, um grupo de auditores do TCU também se manifestava contra a indicação de Gim para o cargo, alegando que ele não tem reputação ilibada, nem notório conhecimento para a função – requisitos para um ministro do TCU.

Hoje, os líderes dos quatro partidos de oposição – DEM, PSDB, PSB e PSOL – apresentaram projeto de decreto legislativo indicando o consultor de orçamento do Senado e auditor do TCU, Fernando Moutinho Ramalho Bittencourt para disputar a vaga. Com 13 anos de experiência em administração e finanças públicas, Bittencourt foi considerado pelos senadores de oposição como alguém que “atende às exigências constitucionais para o exercício desse elevado cargo”, conforme justificativa do projeto.

Na nota em que abre mão da indicação, Gim Argello agradeceu às lideranças que o indicaram e concluiu reafirmando seu “compromisso com o povo do Distrito Federal, com a sociedade brasileira, com o Senado da República, com o Partido Trabalhista Brasileiro”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading