
Relatório do UN-Habitat ‘Estado das Cidades do Mundo 2010-2011: Unindo o Urbano Dividido’ mostra melhora na urbanização dessas áreas; Fórum Urbano Mundial acontece entre 22 e 26 de março no Rio de Janeiro.
Um total de 227 milhões de pessoas no mundo deixaram de viver em condições de favela nos últimos 10 anos, segundo o ‘Estado das Cidades do Mundo 2010-2011: Unindo o Urbano Dividido’.
O relatório foi divulgado nesta quinta-feira pelo Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, às vésperas da abertura do Fórum Urbano Mundial, que acontece entre 22 e 26 de março no Rio de Janeiro.
Alcance
Segundo o documento, os resultados da última década mostram maior urbanização nessas áreas e refletem o alcance de uma das Metas do Milênio da ONU, que é melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes em assentamentos precários até 2020.
Apesar dos avanços, o número absoluto de moradores de favelas adicionados à população urbana global cresceu em 55 milhões entre 2000 e 2010, devido ao aumento de assentamentos informais em países em desenvolvimento.
Os progressos e medidas de urbanização no mundo serão discutidos durante o Fórum no Brasil, como explicou à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o oficial principal do escritório regional do UN-Habitat para a América Latina e o Caribe, Alberto Paranhos.
“A nossa ambição é que, ao final do Fórum, possa ter uma lista de recomendações que nos permitam traduzir essas preocupações dos 20 mil participantes do evento em ações práticas que a gente possa sugerir aos governos”, afirmou.
América Latina
O relatório do UN-Habitat mostra ainda que a África Subsaariana é a região com maior população em favelas, 199 milhões, quase 62% dos habitantes de áreas urbanas. Na América Latina e no Caribe são 110 milhões de pessoas.
O documento alerta que a projeção é de aumento da população mundial em favelas em seis milhões por ano, até 2020.
*Com informações da Rádio ONU
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




