
O Dia do Jornalista começou com um sabor de justiça nesta manhã de quarta-feira, 7 de abril de 2010. Logo cedo, o governador Jaques Wagner recebeu na Governadoria, a família do jornalista Manoel Leal – fundador do jornal A Região, com sede em Itabuna -, assassinado no dia 14 de agosto 1998 quando voltava para casa. Acompanhados pela superintendente da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Denise Tourinho, os filhos, Marcel e Valéria Leal, receberam formalmente do governador o valor indenizatório de R$ 100 mil, que atende a uma recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A reparação concedida pelo governo da Bahia é a primeira do gênero no Brasil. O jornalista Manoel leal é um dos dez jornalistas e radialistas assassinados na Bahia na década de 90. “Por uma curva da história, chega às mãos de um governador marcado pela luta contra o regime ditatorial, a reparação de um crime político”, pontuou Valéria Leal e completou: “Com um gesto simples, mas que nunca foi feito antes, o governador escreve o seu nome na história”.
Na oportunidade, ainda foi entregue ao governador cartas da esposa, Wanda Vincentini, e mais uma da filha, Adriana Leal, respectivamente, que não puderam comparecer ao encontro, sendo representadas por Marcel e Valéria Leal. O governador disse que o governo constrói muitas obras de tijolo e cimento, mas, explicou que gestos aparentemente simples como esse, fortalecem ainda mais a democracia baiana. “A indenização não devolve a vida do jornalista, mas, é mais um passo a mais contra a impunidade no estado”, explicou Wagner.
O autor do crime, Monzar Castro Brasil, foi demitido da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em 04 de dezembro de 2009. A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia – SJCDH, também encaminhou ofício para Corregedoria solicitando a reabertura do inquérito policial para responsabilização dos autores intelectuais do crime.
O Projeto de Lei nº 18.468, que aprovou o pagamento da indenização, passou pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, no dia 30 de dezembro de 2009, e foi sancionado pelo governador. Hoje, no Dia do Jornalista, a Bahia faz uma homenagem in memoriam ao jornalista Manoel Leal e aos demais jornalistas vítimas de homicídio na década de 1990.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




