Parlamentares brasileiros e paraguaios discutem Tratado de Itaipu

Parlamentares das representações brasileira e paraguaia no Parlamento do Mercosul e das comissões de Finanças e Tributação e de Minas e Energia se reúnem hoje para discutir a proposta de alteração no Tratado de Itaipu para aumentar os valores pagos ao Paraguai pelo excedente de energia cedido ao Brasil (Mensagem 951/09).

A votação do parecer favorável do relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), estava marcada para a semana passada, mas foi adiada em razão de pedido de vista do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

As alterações aumentam em três vezes a remuneração da energia cedida pelo Paraguai. Os pagamentos anuais passarão de 120 milhões de dólares (aproximadamente R$ 210 milhões) para cerca de 360 milhões de dólares (cerca de R$ 630 milhões), considerados valores de 2008.

Dr. Rosinha (PT-PR) prevê que seu parecer deverá ser votado pela representação ainda este mês. Segundo ele, o consumidor brasileiro não será afetado, e o Brasil obterá contrapartidas do Paraguai na regularização de atividades dos chamados “brasiguaios”, agricultores brasileiros que vivem no Paraguai.

A reunião está marcada para as 16 horas na sala da representação brasileira no Parlasul, no anexo 2 da Câmara.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading