Conferência Legislativa defende liberdade e reformas

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Câmara dos Deputados promoveram a 5º Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa com objetivo de discutir a relação entre mídia e democracia participativa.

A defesa permanente das garantias constitucionais de uma imprensa livre e um parlamento forte e soberano foram o tema da 5º Conferência de Legislação sobre Liberdade de Imprensa, realizada hoje, no auditório da TV Câmara, em Brasília. O evento, organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Câmara dos Deputados, teve por objetivo discutir a relação entre mídia e democracia participativa.

Durante a abertura, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, falou sobre a importância da vigência de um Congresso forte, e uma imprensa livre. “É importante repetir essas obviedades, pois elas reforçam a democracia”, afirmou o deputado que disse ter certeza de que a imprensa entende muito bem o papel do Congresso Nacional. Por isso, ele não se preocupa com os “ataques” ao Poder Legislativo. “A imprensa deve apoiar e aplaudir o parlamento, assim com o parlamente deve à imprensa apoio e aplauso”, completou.

No primeiro painel com o tema “O valor da democracia representativa na história recente do Brasil”, o deputado José Genuíno (PT-SP), afirmou que é necessária uma reforma política no país para que a democracia participativa seja garantida: “A democracia forte é uma obra em construção permanente, pois é uma obra humana”. O deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), por sua vez, completou o pensamento de Genuíno dizendo que era necessária também uma reforma eleitoral já que muito do poder se concentra no Poder Executivo. Ele defendeu também a adoção do sistema distrital misto como forma de eleição dos parlamentares em todos os níveis. O último integrante da mesa, Sidnei Basile, vice-presidente da ANER e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril, defendeu a implantação o mais rápido possível dos mecanismo de autorregulamentação da imprensa. “Como satisfazer os interesses de saber do indivíduo sem ter um código de regulação que dê o direito de defesa das partes citadas?”, indagou. Ele criticou o que considera um flerte do país com a democracia direta por meio das conferências com a Conferência Federal de Comunicação (Confecom).

Com o tema “O papel dos meios de comunicação no aperfeiçoamento da democracia representativa brasileira”, o segundo painel discutiu como a mídia e o poder público são indispensáveis à população. Para Eugênio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a imprensa é muito mais do que a soma dos veículos de comunicação. “A imprensa brasileira contribui de uma forma indispensável para a democracia funcionar”, enfatizou. O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), defendeu a cooperação entre a imprensa e o Legislativo para que a democracia representativa seja aperfeiçoada. Já o deputado Paulo Delgado, argumentou que o avanço da liberdade nas relações de consumo leva ao avanço da liberdade de expressão. Para ele, a imprensa erra, mas não cabe os Poderes fiscalizá-las. Pelo contrário, observou o parlamentar, é a imprensa que cabe fiscalizar o Poder e, dessa forma, contribuir para a democracia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading