Embaixadora brasileira junto às Nações Unidas diz que país vai continuar junto com a Turquia nos esforços pela negociação e que espera que outras nações se juntem ao processo para uma solução pacífica sobre programa nuclear iraniano.
O Brasil não vai entrar no debate sobre uma negociação com os iranianos porque há uma nova situação e esse é um momento para diplomacia.
A afirmação foi feita pela embaixadora brasileira junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti, durante entrevista a jornalistas na sede da ONU, em Nova York, na terça-feira.
Processo
Viotti lembrou sobre o acordo alcançado no começo da semana com os iranianos, com mediação do Brasil e da Turquia.
Ela disse que o projeto de resolução com sanções ao país proposto pelos americanos durante reunião dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha não é algo novo.
“Esses países já estavam trabalhando num projeto de resolução há algum tempo e eles querem continuar esse processo. Um processo em que as sanções não seriam objeto em si mesmas mas sim um estímulo para a continuação das negociações. O Brasil acredita que nós já temos as condições de dar prosseguimento às negociações”, disse.
Oportunidade
A embaixadora afirmou ainda que é preciso dar oportunidade de resultados ao acordo alcançado com o Irã para que haja uma solução pacífica sobre o programa nuclear iraniano.
Viotti ressaltou que o Brasil vai continuar junto com a Turquia nos esforços pela negociação e que espera que outros países se juntem ao processo.









Deixe um comentário