
A adesão do Partido Trabalhista Nacional (PTN) a base de apoio do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia modifica relações políticas do partido com o Democratas, em especial, com a liderança do prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto). A saída do PTN da base de apoio do governo magalhista ocorreu em tom bastante áspero, com severas críticas proferidas por José Carlos Aleluia e ACM Neto contra a liderança do presidente estadual do PTN, Maurício Bacelar.
Em Camaçari a adesão do PTN ao governo Costa foi sentida. O presidente do Democratas de Camaçari, Helder Almeida, disse que a decisão do PTN de aderir ao PT e ao governo Rui Costa fez “naufragar” os planos do partido de encabeçar uma aliança oposicionista para disputar a prefeitura em 2016.
Feira de Santana
Com este novo cenário, surge a pergunta: como o PTN vai se relacionar com a administração do prefeito José Ronaldo (DEM), em Feira de Santana?
A eleição do deputado Carlos Geilson passou bem distante do apoio de Ronaldo, e comentários nos bastidores políticos expressam que certas candidaturas apoiadas por Ronaldo tinham a intenção de fragilizar, e até mesmo derrotar a candidatura de Geilson.
Um episódio recente expressou o nível de desgaste político entre ambos. Ao convidar o vereador Welligton Andrade (PTN) para a secretaria de agricultura, Ronaldo não consultou o líder do partido no município, Carlos Geilson. Aos mais próximos, Geilson lamenta a postura de Ronaldo, que é de isolamento no exercício do poder, concentrando elevado personalismo nas decisões administrativas.
Com o distanciamento das relações políticas, no âmbito estadual, entre PTN e Democratas, a relação entre partidos e lideranças permanece incógnita em Feira de Santana?
Representatividade
O PTN possui substantiva representação política no município de Feira de Santana, além do deputado estadual Carlos Geilson (reeleito em 2014), o partido conta com três vereadores, David Neto, Roque Pereira e Ewerton Carneiro (Tom, suplente), e um secretário municipal, Welligton Andrade.
Leia +
Democrata diz que PTN faz “papelão” em Camaçari a mando do PT
Helder Almeida critica falta de coerência do PTN na relação com o prefeito de Salvador
Prefeito de Salvador diz que PTN é aliado de primeira hora
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




