Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo de 2010, custou à Adidas quatro anos de desenvolvimento e testes. No entanto, não agradou a algum jogadores e foi comparada às bolas vendidas em supermercado.
Bonita, moderna, tecnológica e polêmica: assim é Jabulani, a bola produzida pela fabricante alemã Adidas para a Copa do Mundo de 2010. Seu nome vem da língua zulu e significa “comemorar”.
Durante quatro anos, a partir da Copa de 2006, a Jabulani foi desenvolvida, submetida a canais de vento, aprimorada e testada por vários jogadores. “A bola é composta por apenas oito gomos, esculpidos tridimensionalmente, o que lhe garante ser uma esfera perfeita. Cavidades na superfície possibilitam que sua trajetória seja firme e estável”, elogiou Oliver Brüggen, relações públicas da empresa.
Mas o resultado de tanto investimento não agradou a todos. Assim que os jogadores de todas as seleções começaram a treinar com a nova bola, vieram críticas pesadas. Algumas das mais pesadas foram do atacante italiano Gianpaolo Pazzini, que a chamou de “catástrofe”, e do goleiro brasileiro Júlio César, para quem ela é “horrorosa e parece aquelas que são vendidas em supermercado”.
Para a Adidas, estas palavras fortes não passam de intriga. “Observando bem, dá para perceber que estas críticas vêm de jogadores que têm contratos com nossas concorrentes. Nós podemos garantir que a Jabulani é mais redonda, precisa e estável do que qualquer outra bola já feita”, defendeu Brüggen.
*Com informação do Deutsche Welle
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




