Pelas beiradas

Elano não é dos jogadores mais badalados por onde passa, muito menos na Seleção Brasileira, e talvez seja melhor assim. Enquanto os astros da equipe concentram a preocupação dos adversários, sobra o espaço para o meia ser um elemento surpresa na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010.

Na vitória por 2 a 1 contra a Coreia do Norte, o jogador do Galatasaray deu a assistência para a abertura do placar e marcou o segundo, sendo um personagem crucial em uma partida na qual deu mais um passo em sua já longa trajetória sob o comando de Dunga.

Presente na estreia do treinador à frente da Seleção (empate com a Noruega em agosto de 2006) e autor de dois gols no primeiro triunfo do gaúcho no cargo – justamente contra a arquirrival Argentina, um mês depois -, Elano é parte integral da renovada base da equipe desde então. Seu papel no time foi quase sempre reforçado por seu trabalho tático e qualidade nas jogadas de bola aérea. No Mundial, porém, as coisas podem mudar um bocado e talvez se assemelhem mais ao início de sua carreira, quando deixou o Guarani em 2000 rumo ao Santos como um autêntico camisa 10.

“Procuro sempre fazer aquilo que me pedem, é o que venho fazendo desde a minha permanência na Seleção”, afirmou Elano em entrevista exclusiva ao FIFA.com. “Tenho recebido oportunidades para fazer o gol, e ele aconteceu. Foi uma das principais atuações da minha carreira, especialmente por ser uma Copa do Mundo. Fico feliz de agora ver meu nome gravado na competição.”

Sem alarde, o meia, de 29 anos recém-completados no dia 14 de junho, tem a chance de ampliar seus registros históricos na Copa no decorrer do Grupo G do torneio e em uma possível campanha do Brasil nos mata-matas, dependendo da dinâmica das partidas. Jogar ao lado de Kaká, Robinho e Luís Fabiano na linha de frente tem algumas vantagens. Além de o trio chamar mais atenção de marcadores, a qualidade técnica desses atletas também facilita o trabalho de quem estiver ao seu lado. No caso, Elano.

Um reflexo claro desse privilégio foi o gol que marcou no Ellis Park. Robinho fez grande jogada no campo de ataque, cortando em diagonal da esquerda para a direita. Elano se movimentou com inteligência e se preparou para receber o passe e tocar na saída do goleiro. “Tenho jogadores ao meu lado com bastante competência. É só ver o passe do Robinho para o gol. E tive a felicidade de mais uma vez ajudar a Seleção”, disse o jogador.

O detalhe do lance, segundo o meia, é que se tratou de algo insistentemente orientado por Dunga. “Treinamos muito essa jogada. Quando saí do jogo, recebi os parabéns do Dunga, que falou que cumpri o que havíamos ensaiado”, conta. Essa obediência e sua versatilidade ajudam a explicar a continuidade na equipe.

Elano superou e ainda enfrenta dura concorrência para assegurar o posto de titular na África do Sul 2010. Ramires, que ganhou sua vaga no time campeão da Copa das Confederações 2009, e Daniel Alves, que pode ser improvisado no setor, seriam as alternativas do treinador, que, por enquanto, descarta qualquer mudança. “Temos várias opções táticas, é questão de como o jogo estiver. Mas o time segue o mesmo, com ele jogando.”

É deste modo que segue o trabalho corriqueiro de Elano na Seleção, de preferência sem despertar um maior interesse dos oponentes. “Sempre me considerei um coadjuvante e fico tranqüilo assim, nunca me preocupo em ser a estrela”, afirmou. “Foi dessa maneira que venci na carreira. Quero mesmo é ser parte de um grupo vencedor.”


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading