BP é acusada de omitir dados sobre vazamento

Plataforma Deepwater Horizon explodiu em abril no Golfo do México.
Plataforma Deepwater Horizon explodiu em abril no Golfo do México.

A petroleira BP, que operava a plataforma que explodiu no Golfo do México em abril, está sendo acusada de omitir informações importantes na investigação do vazamento.

A Transocean, empresa que é dona da plataforma de petróleo, afirma que a BP está se recusando a entregar dados necessários para se descobrir o motivo da explosão.

A afirmação foi feita em uma carta entregue por um dos advogados da Transocean a integrantes do governo dos EUA.

Na quinta-feira, através da sua porta-voz, a BP negou as acusações, afirmando que a carta contém “afirmações mal-informadas e tendenciosas”.

Troca de acusações

Mesmo assim, a acusação pode colocar ainda mais pressão sob a BP, que está sob escrutínio público desde o começo do desastre, no dia 20 de abril.

A BP continua demonstrando sua relutância em entregar as informações mais básicas à Transocean.

Carta da Transocean

A explosão matou 11 trabalhadores e provocou o maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.

“A BP continua demonstrando sua relutância, ou até mesmo negativa, em entregar as informações mais básicas à Transocean”, acusa o advogado da Transocean, Steven L. Roberts, na carta.

“Isto é perturbador, diante do compromisso da BP com transparência e correção da investigação, e porque parece que a BP está segurando informações para evitar que qualquer outra entidade além da BP investigue o caso.”

A porta-voz da BP afirma que a empresa se mantém “determinada” no compromisso de descobrir o motivo da explosão da plataforma.

Nós estamos decepcionados que a Transocean tenha escrito uma carta com tantas afirmações mal-informadas e tendenciosas

Porta-voz da BP

“Nós estamos decepcionados que a Transocean tenha optado por escrever uma carta com tantas afirmações mal-informadas e tendenciosas, incluindo a afirmação de que a BP está ‘retendo indícios’ sobre a explosão e o vazamento”, afirma a porta-voz da BP, Elizabeth Ashford.

“Nós estamos na dianteira da cooperação com várias investigações exigidas pelo governo dos Estados Unidos e outros sobre as causas da tragédia do Deepwater Horizon.”

A Transocean é alvo de 249 processos por danos pelo desastre. A empresa pediu em um tribunal que seu prejuízo seja limitado a US$ 27 milhões, já que ela alega não ser responsável pelo vazamento.

Um estudo científico confirmou que resíduos tóxicos do óleo ainda estão presentes no mar.

O levantamento do instituto Woods Hole Oceanographic Institute, feito em junho, afirma que há uma mancha de 200 metros de altura e dois quilômetros de extensão a 35 quilômetros do local onde ocorreu o vazamento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading