Selo, que atesta proteção do meio ambiente por parte de empresas, pode ajudar a aumentar volume de comércio exterior com União Europeia.
Termina nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um workshop das Nações Unidas sobre rotulagem ambiental.
O evento, que conta com representantes de vários países, integra um projeto do Programa de Meio Ambiente da ONU, Pnuma, e da Secretaria do Comércio Exterior.
Países Emergentes
Segundo o Pnuma, a rotulagem ambiental é um instrumento de mercado para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados globais além de fortalecer a gestão ambiental.
A oficina está debatendo os critérios e processos de certificação ambiental da União Européia, com o selo “The Flower”.
A chefe do Pnuma no Brasil, Cristina Montenegro, disse à Rádio ONU que a participação de outros países emergentes é fundamental para reforçar a proposta.
Dois Blocos
“Além dos países, que participaram da primeira fase estão aqui no Rio, a Índia, o México e o Brasil. Nós agora estamos convidando outros países do Mercosul para verificar a possibilidade de eles se engajarem. Por causa do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, seria bom ter todos os países com esta rotulagem para facilitar o comércio entre os dois blocos”, explicou.
O Pnuma informou que a empresa brasileira de papel e celulose “International Paper”, estaria muito perto de conseguir o rótulo. Caso isso ocorra, a firma será a primeira do país a operar com o selo internacional.
*Com informações da Rádio ONU
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




