Desde o dia 11 de abril a cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, está em Situação de Emergência por conta das fortes chuvas que causaram danos em diversos bairros da cidade. A Situação de Emergência foi reconhecida pelo Estado e também pela União. Quase três meses depois o município ainda sofre por contas das chuvas que ainda não cessaram. Na última sexta-feira (26/06/2015) choveu muito e a Defesa Civil registrou ocorrências em diversos bairros e sete desabamentos que causaram medo aos moradores das localidades. “Estamos assustados porque nossa cidade tem muitas ladeiras e quase todos nós estamos em áreas de risco, quando a chuva começa a cair ninguém consegue dormir”, afirmou Joana Souza, moradora do centro.
A Defesa Civil registrou quatro deslizamentos no bairro do Santo Antônio, um no bairro Malembá, dois no bairro da Areia, dois no bairro do Sarandi e quatro no Centro, (Dom Pedro e 15 de Novembro). Também foram registrados quatro alagamentos (Ouro Negro, Urbis 1, Malembá e Menino Jesus), cinco desabamentos parciais e dois desabamentos totais. Com relação a ocorrência com rede elétrica um caso foi notificado, além de uma arvore que caiu. 17 casas foram interditadas e algumas ocorrências ainda estão sendo avaliadas.
“Nós estamos trabalhando em regime de plantão e a disposição para população, as famílias das casas interditadas estão sendo avaliadas também pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para atendimento e auxilio”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo.
Em caso de emergência a população pode ligar: Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574, 3601-6535, 3601-4004 e 3601-1541 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).
Auxílio emergencial com Recursos Próprios – No dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas, através do Decreto nº 18/2015, para beneficiar aqueles que perderam suas casas ou que tiveram suas residências condenadas por risco de desabamento devido às recentes chuvas. O valor do benefício é de R$ 250,00, destinado a auxiliar nas despesas da condição de desabrigado, sendo concedido de acordo com critérios expressos no Decreto nº 18/2015. O benefício começou a ser repassado no dia 8 de maio.
Liberação da União para atender necessidades emergenciais – O Ministério da Integração Nacional autorizou empenho e transferência de recursos para o município de Candeias no valor de R$ 79.462,00 (setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e dois reais), através da Portaria nº 92, de 8 de maio de 2015, para a execução de ações de socorro e assistência às vítimas. Os recursos serão empenhados a Título de Transferência Obrigatória e o prazo para execução das obras e serviços será de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, que foi feita no dia 11 de maio de 2015.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




