Rio de Janeiro – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) promove a partir de hoje (15/092010), no Rio de Janeiro, o 3º Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), cujo tema central é Propriedade Intelectual como Instrumento de Desenvolvimento Econômico. Segundo o presidente do Inpi, Jorge Ávila, o objetivo é “organizar e divulgar a pesquisa sobre a propriedade intelectual”.
A ideia do Enapid é criar um fórum de discussão acadêmica sobre a propriedade intelectual, para ampliar o debate sobre o assunto “e as formas de apropriação do resultado do esforço de pesquisa e as implicações que isso tem nos programas de inovação para o desenvolvimento econômico e para a inserção das empresas”, de acordo com Ávila.
Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que o tema se desdobra em um conjunto de linhas de pesquisas nessa área que vêm surgindo no país e que são o objeto central da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Inpi.
“O que se busca é aprofundar o entendimento do papel que a propriedade intelectual desempenha dentro do sistema nacional de inovação, ou seja, nas relações entre empresas, universidades e governo.”
Durante o evento, que se estenderá até sexta-feira (17), serão apresentados 44 trabalhos englobando questões como políticas públicas e propriedade intelectual; mercado, geração e aquisição de tecnologia; e gestão da inovação.
O encontro contará com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros. Entre esses, Ávila destacou Alan Porter, da Georgia Tech (Estados Unidos), criador do programa Data Mining Vantage Point. Ele falará sobre informação tecnológica.
O evento é promovido pela Coordenação de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Dart/Copepi), que responde pelo mestrado profissional em propriedade intelectual e inovação do Inpi.
*Com informação da Agência Brasil










Deixe um comentário