O Núcleo de Cultura Popular do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) apresenta na quinta-feira (23/09/2010), às 20h, Chorinho no Cuca, com entrada franca. O evento, que faz parte do Projeto Lua Cheia, reúne as bandas “Chorinho entre amigos” e “Amigos do Arauá” numa noite de muita música instrumental.
Atualmente esses dois grupos vêm desenvolvendo um papel importante na cidade, no que se refere à preservação do gênero chorinho, cuja qualidade musical requer muito conhecimento técnico do instrumento. Daí a dificuldade de se achar músico para compor essa formação.
O Núcleo de Cultura Popular do Cuca tem se preocupado em valorizar os artistas da cidade, dando a eles todo o apoio na realização de eventos. “Então, trazer para o Cuca um projeto como esse é oferecer um gênero musicai de qualidade para satisfação da platéia”, afirma Suzani Caribé, coordenadora do Núcleo de Cultura.
Gênero criado a partir da mistura de elementos das danças de salão européias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e da música popular portuguesa, com influências da música africana, o chorinho, de início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticantes eram chamados de chorões.
Como gênero musical, o choro só tomou forma na primeira década do século XX, mas sua história começa em meados do século XIX, época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse gênero de música
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




