Projeto Educação com Energia atende em Brumado na próxima semana

O caminhão do projeto Educação com Energia chega, na próxima segunda-feira (25/10/2010), ao município de Brumado, primeiro destino da iniciativa da Coelba, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A unidade móvel se transforma em sala de aula equipada e climatizada para a promoção de ações pedagógicas direcionada ao público da rede estadual. A intenção é o uso racional e eficiente da energia elétrica.

No município, 3.270 estudantes de cinco instituições de ensino receberão as orientações sobre o tema, por meio de palestras, experimentos e recursos multimídia. “Trata-se de uma colaboração mútua importante. Munidos de equipamentos e recursos multimídia vamos percorrer escolas da rede estadual para debater alternativas na utilização de energia e criar uma consciência em torno da sua utilização. É importante ressaltar também o caráter científico do projeto”, explica o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
A assessora de Eficiência Energética da Coelba, Ana Cristina Mascarenhas, enfatiza que o projeto “tem a importância de divulgar para os filhos dos nossos consumidores, a ideia da eficiência energética. Em casa, eles serão multiplicadores da ação do uso racional e eficiente da energia elétrica”.
Com uma abordagem lúdica e dinâmica sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, o novo projeto da Coelba passará por 100 escolas públicas do estado até outubro de 2011, atendendo a aproximadamente 20 mil estudantes e capacitando 500 educadores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética.
A Coelba oferecerá recursos tecnológicos avançados como iluminação cênica, vídeos educativos em três dimensões (3D), telões de LED e monitores touchscreen, além de publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), cartilhas, folders e vídeos educativos. O material didático será doado para as escolas e ficará à disposição nas bibliotecas das instituições.
Além de apresentações e oficinas, o projeto levará também para as escolas, alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, entre eles, a maquete batizada de Casinha Eletrificada, que simula o consumo de energia de uma residência. Após Brumado, onde fica até o dia 29, a unidade móvel seguirá para Barreiras, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.
A Coelba está investindo em torno de R$ 1,5 milhão na ação educativa, que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da Coelba, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O veículo é movido a biodiesel e, devido a sua aerodinâmica, consome menos combustível que os caminhões convencionais, não poluindo o meio ambiente.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading