Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito

Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito.
Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito.

O Conselho de Usuários da TIM, em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia, lançou hoje (13/11/2015), na sede DPE/BA, o “0800 Defensoria”, um canal de atendimento aos usuários que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas consumeristas.

A solenidade contou com a participação do secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves; do Defensor Público da Bahia, Gil Braga; do subdefensor Público Geral, Rafson Ximenes; do presidente do Conselho de Usuários  da TIM, Tiago Mendes; da advogada da TIM, Cecília Diniz e da diretora do Instituto dos Cegos da Bahia, Heliana Guimarães Diniz. A Bahia é o terceiro estado do Nordeste a atuar com este modelo de atendimento, desenvolvido com o objetivo de atender demandas que a Defensoria Pública venha a receber de seus usuários. O projeto busca evitar que o consumidor passe longos períodos discutindo na Justiça uma demanda que poderia ter solução rápida.

Na mesma oportunidade, foi apresentado e disponibilizado pela TIM à Defensoria e ao Instituto de Cegos da Bahia exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile, com foco na inclusão e propagação dos direitos do cidadão.

Durante a reunião, o secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves, discorreu sobre o canal de atendimento e falou sobre os benefícios da entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile.” É uma grande satisfação conseguir fazer esse ato através do Conselho de Usuários da TIM no Nordeste e, efetivamente, por em prática a disponibilidade desse canal de atendimento, para o qual aconteceu toda uma preparação. Queremos evitar que as demandas sejam encaminhadas ao Judiciário e que, numa ligação, a solução já  seja encontrada. A Defensoria Pública da Bahia é a terceira do Nordeste para a qual estamos disponibilizando esse canal. No total são 10 Defensorias no Brasil que adotaram o canal 0800 e o resultado é excelente, com 95% de solução. Além do canal, desenvolvemos o Código de Defesa do Consumidor em braile como forma de inclusão dos deficientes visuais, que assim como todos os cidadãos, precisam conhecer os seus direitos”, declarou.

Segundo o subdefensor Público Geral, Dr. Rafson Ximenes, a inciativa da TIM em criar o canal 0800 promoverá a resolução extrajudicial de litígios entre usuários dos serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia e os clientes da TIM de forma consensual e dialogada, sem necessidade de procurar o judiciário. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a TIM pela iniciativa. Sem dúvida alguma, falar com um canal rápido e eficaz da empresa, vai reduzir muito a quantidade de ações judiciais e aumentar a quantidade de soluções a serem encontradas. A expectativa é que a população seja a maior beneficiada com esta parceria”, disse.

Para o presidente do Conselho de Usuários do Nordeste, Tiago Mendes, a ideia inovadora da TIM traz muitos benefícios aos usuários e ao judiciário, sendo uma maneira de ajudar a incentivar a melhorar as relações de consumo.  Na sequência da reunião, a diretora do Instituto dos Cegos, Heliana Guimarães Diniz agradeceu o exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile e parabenizou pela brilhante iniciativa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading