ALBA: Oposição diz que mensagem do governador é “repeteco de promessas não cumpridas em 2015”

Deputados do Bloco de Oposição na Alba.
Deputados do Bloco de Oposição na Alba.

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa considerou a mensagem do governador Rui Costa de abertura do ano legislativo de 2016 um repeteco do discurso de 2015, com a reedição das promessas feitas e não cumpridas. Os parlamentares oposicionistas avaliaram que a sociedade baiana não tem do que se orgulhar de uma gestão que fecha o balanço do seu primeiro ano com índices negativos em áreas essenciais como segurança, educação e saúde e com a flagrante ausência de planejamento e de investimentos em obras estruturantes capazes de colocar, de fato, o Estado no circuito do desenvolvimento sustentável.

“Numa extensa fala de mais de duas horas o governador patinou por ações de varejo, sem apresentar a concretização das ações macro e relevantes para a Bahia anunciadas em seu discurso de posse”, criticou o líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM).

Para a oposição ao invés de avançar em conquistas e benefícios, o governo Rui Costa priorizou e executou com maestria um “pacote de maldades” penalizando ainda mais a população com aumento de impostos, a exemplo  das taxas do Detran e do ICMS que incidiu sobre o preço da gasolina, além de retirar dos servidores estaduais direitos conquistados como a extinção da estabilidade, da licença prêmio e das férias remuneradas, além do aumento da contribuição do Planserv e do reajuste salarial parcelado e abaixo da inflação.

Segundo Sandro Régis, o que se viu foi o governador renovar promessas de executar obras que se arrastam desde o governo de Jaques Wagner e que continuam inacabadas ou sequer foram iniciadas, a exemplo das 11 policlínicas que deveriam ser construídas ainda em 2015 e que até o momento nenhuma delas foi levantada. O democrata citou ainda a contratação de obras de construção, ampliação e reformas de escolas e hospitais em diversos municípios baianos, que estão paralisadas ou sem conclusão, como os hospitais de Feira de Santana, Ilhéus, de Jequié, a emergência do HGE, além das obras dos aeroporto de Ilhéus, Barreiras e o de Vitória da Conquista. ” Mais uma vez o governador Rui Costa renova factóides e a pergunta que fica é se ouviremos esse mesmo discurso ano que vem” , ironizou o líder.

O tucano Adolfo Viana lembrou que nenhuma sala de aula foi criada em 2015 e o governador cita em sua mensagem as visitas que fez às escolas públicas da Bahia. “Ora, o governador precisa entender que assim como a obra sem fé é morta, visitas sem ações efetivas também são nulas”, disparou o deputado.

O vice-líder da oposição, Pablo Barrozo (DEM), foi enfático: “A Bahia não tem o que comemorar numa gestão que valoriza a barganha e os interesses políticos em detrimento da eficiência, do avanço social e do planejamento técnico voltado para as necessidades da população”, disse.

Sandro Régis ainda complementou que a Bahia feliz, segura e bem administrada citada pelo governador só existe na propaganda do PT de Dilma e Rui Costa. E ponderou: “A se repetir o que ocorreu em 2015, os baianos amargarão mais um ano de estagnação, obras paralisadas, desemprego e insegurança”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading