Caso Subaé Brasil: JGB publica quatro vídeos exclusivos com os principais trechos das denuncias apresentadas pelos vereadores de Feira de Santana

Um dos maiores escândalos financeiros do Brasil foi protagonizado em Feira de Santana, o caso Subaé Brasil. Cujo rombo financeiro é da ordem de R$ 20 bilhões e deixou milhares de pequenos correntistas, que também eram cotistas da cooperativa, sem recursos financeiros. Estima-se que a média de depósito era de apenas R$ 3 mil, sendo formada por pequenos agricultores e comerciantes.

A cooperativa funcionava através dos pequenos poupadores-cooperados. Sabe-se que grandes empresários usaram o Subaé Brasil para operações financeiras irregulares. Estes empresários foram guiados pela própria usura, ganância. Todos os indícios levam a conclusão de que foram vítimas do famoso Golpe da Pirâmide Financeira, ou seja, uma vez que o Subaé Brasil, em função das operações irregulares autorizadas pelo presidente, Lourival Nunes Araújo, entrou em processo de falência. Ele atraiu grandes empresários para o esquema com promessas de lucro fácil. O Subaé Brasil embora falido, ou seja, sem equilíbrio financeiro, passou a ser alimentado através de novos investidores. Mas, uma hora a pirâmide foi derrubada e como diz o adágio popular: a casa caiu e o golpe foi descoberto.

Tarcízio aparece como um dos grandes investidores

As denuncias apresentadas no dia 4 de abril de 2011, pelos vereadores: Roberto Tourinho (PSB), Frei Cal (PMDB), Ângelo Almeida e Marialvo Barreto (PT), atingem diretamente o prefeito de Feira de Santana, o médico Tarcízio Suzart Pimenta Junior. Cópias de cheques, movimentações de títulos de capitalização não contabilizados, utilização de terceiros (conhecidos como laranjas) para movimentar valores financeiros e a compra de um terreno, efetuada pela prefeitura de Feira de Santana, através da empresa MSA Incorporadora de Imóveis e imobiliárias, que tem como sócia Mirela Silva Araújo, filha do ex-presidente do Subaé Brasil, Lourival Nunes Araújo. Envolvem o médico Tarcízio Pimenta no escândalo financeiro.

Estes fatos apontam para a participação do cidadão Tarcízio Pimenta como investidor do Subaé Brasil, ou seja, vítima e algoz da situação. Uma vez que este tipo de entidade não pode ter discrepâncias substancias de depósito entre os correntistas. As denuncias apontam também para a participação do prefeito, através da compra de terreno na mão de suposto laranja e da utilização de um funcionário da prefeitura no esquema financeiro.

Cabe ao prefeito e ao cidadão Tarcízio Pimenta, explicar as denuncias que apontam em sua direção. Por enquanto prevalece a versão dos vereadores. Uma vez que o prefeito, não prestou as devidas explicações. Ele encontra-se nos Estados Unidos e deve retornar à prefeitura na segunda-feira (11/04/2011).

Confira os vídeos





Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.