BC está no caminho certo e inflação vai continuar caindo, diz Tombini

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (12/05/2011) que a autoridade monetária está no caminho certo e que as perspectivas são excelentes para o Brasil, com a inflação em queda ao longo do ano. “Em 2011, vamos nos aproximar ao máximo do centro da meta e a expectativa é que, em 2012, a inflação chegue aos 4,5%, centro da meta”.

Tombini participou pela manhã da décima terceira edição do Seminário Anual de Metas para a Inflação, na sede do BC no centro do Rio de Janeiro. Ele explicou que a elevação dos juros deve conter a demanda num período de seis a nove meses e que a concessão de crédito no país também está caindo. Segundo ele, essas e outras medidas macroprudenciais para conter a demanda no mercado doméstico vão contribuir para uma queda “responsável” da inflação ao longo do ano.

Além da política de redução de crédito e a alta das taxas de juros, puxada pela Selic (taxa básica do governo), outra contribuição para que a inflação atinja o centro da meta em 2012, de acordo com o presidente do BC, é o corte de despesas do governo. “O governo já cortou 0,8 ponto porcentual dos gastos em relação a 2010”, informou Tombini.

Etanol já ficou 40% mais barato nas usinas, mas para consumidor, queda não passa de 4%

Segundo balanço da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado hoje (12/05), o início da safra da cana-de-açúcar já acarreta queda significativa nos preços do etanol, mas apenas uma pequena parte dessa redução foi repassada ao consumidor. O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que, nas usinas, os preços chegaram a cair 40%, mas, nas bombas, o etanol ficou apenas 4% mais barato para o consumidor.

Segundo dados da entidade que representa os usineiros, foram processadas até o final de abril 23,69 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, segundo . Desse total, 64,62% foram destinados à produção de etanol. Percentualmente, mais do que os 59,18% destinados à produção do biocombustível no mesmo período da safra anterior.

A fabricação de etanol atingiu 894,84 milhões de litros, sendo 329, 37 milhões de litros de álcool anidro (sem adição de água, usado na mistura com a gasolina) e 565,48 de álcool hidratado (combustível vendido nas bombas). De acordo com Padua Rodrigues, as usinas estão se esforçando para normalizar o fornecimento do combustível.

As vendas de etanol chegaram a 1,12 bilhão de litros em abril, sendo 592,79 milhões de litros de anidro e 528,04 milhões de litros de hidratado. Desse volume, 1,1 bilhão de litros foram destinados ao mercado interno e 16,5 milhões exportados. As importações do combustível totalizaram 113 milhões de litros. Em maio, a Unica estima que devam chegar do exterior mais 22 milhões de litros.

A comercialização de etanol hidratado no mercado interno teve queda de 37,32% em abril em relação a março e de 61,49% na comparação com o mesmo mês de 2010. Já as vendas de etanol anidro cresceram 40,05% em relação ao mesmo período do ano passado, por causa do mercado cativo da gasolina que, por lei, deve ser misturada ao biocombustível.

Em relação à produção de açúcar, houve queda de 68,89% em comparação com o mesmo período da safra anterior. Saíram das usinas 794,96 mil toneladas do produto.

BR diminui preço da gasolina e do etanol hidratado

A decisão ocorre após declarações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que a redução aconteceria como forma de pressionar a fixação dos preços nos postos de outras bandeiras, tendo em vista que a BR responde por cerca de 40% do mercado de derivados com seus mais de 7 mil postos espalhados pelo país.

O preço da gasolina nas refinarias da Petrobras – a gasolina pura, sem a mistura com o etanol – é apenas um dos componentes para a formação do preço final do produto. Desde 2009, o preço é de R$ 1,05 nas refinarias.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading