
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) presidiu reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (17/05/2011). A parlamentar, que ocupa o cargo de vice-presidente do colegiado, atuou na presidência por solicitação do deputado estadual e presidente da comissão citada, Pastor José de Arimatéia (PRB), que esteve ausente do encontro por motivos pessoais.
Os parlamentares presentes na reunião discutiram, entre outros temas, sobre o projeto de lei 19.018/2011 de autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (PSB). O projeto versa sobre a disponibilização de cadeiras acolchoadas reclináveis para os acompanhantes dos pacientes internados em unidades de saúde públicas e particulares do estado.
Conforme a deputada Graça Pimenta, o projeto tem aspectos positivos, mas também possui componentes que merecem ser revistos. “Sou a favor do projeto. Como enfermeira, sei da necessidade do paciente e da segurança que ele tem quando está com acompanhante, mas existem pontos que devem ser observados”, destacou a parlamentar.
Alguns dos itens citados pela deputada Graça Pimenta foram o tipo de cadeira a ser escolhida e a quantidade de leitos disponibilizados na Bahia. “Deve-se ter cuidado na escolha do tipo de cadeira para que esta não venha a comprometer o espaço entre os leitos. O tipo de cadeira deve ser definido para que esta não venha provocar uma diminuição do número de leitos existentes, visto que a quantidade de leitos na Bahia já é insuficiente para atender a demanda”, ressaltou a parlamentar.
Graça Pimenta falou ainda sobre a falta de profissionais de saúde e da responsabilidade de votar o projeto. “O número de profissionais também é insuficiente para atender a demanda e o acompanhante acaba sendo um colaborador, pois em qualquer necessidade ele pode ir até o posto de enfermagem solicitar algo para o paciente. Porém, queremos definir esse projeto de forma que ele não cause transtornos para os pacientes e acompanhantes”, revelou a parlamentar.
A deputada Graça Pimenta declarou também que o cuidado em manter um espaço livre entre os leitos previne o risco de infecções hospitalares. A parlamentar discutiu o tema com os demais deputados presentes na reunião e sugeriu que o projeto fosse revisto e votado com a presença do deputado José de Arimatéia. Os parlamentares acataram a sugestão e decidiram por voltar a discutir o projeto na próxima reunião, que vai ser realizada na terça-feira (24/05).
As visitas a hospitais públicos, que vem sendo realizadas pelo colegiado, também estiveram na pauta do encontro de hoje. A próxima unidade de saúde a receber a visita dos parlamentares é o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, na quinta-feira (19/05).









Deixe um comentário