Localizada a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a cidade de Conceição da Feira foi tema de moção apresentada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL). No documento, a parlamentar se congratula com o município por conta da passagem dos seus 85 anos de emancipação, comemorados neste sábado (23/07/2011).
“Neste momento tão importante, parabenizo o município de Conceição da Feira e a sua população, desejando-lhes, acima de tudo, progresso”, declara Graça Pimenta.
A história do território onde hoje está o município começou no século XVII, quando colonizadores fixaram morada no local. Em 1675, o coronel Manuel de Araújo Aragão Correia edificou, em suas terras, a capela de Nossa Senhora da Conceição. Neste período, a localidade pertencia ao município de Cachoeira.
No ano de 1830, Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, Florinda de São José, edificaram outra capela em homenagem a mesma santa da primeira igrejinha. A nova capela foi erguida no entroncamento das estradas reais do Sertão e do Nordeste.
Conforme Graça Pimenta, “dados históricos dão conta de que o território de construção da segunda capela também foi escolhido por conta das nascentes d’água existentes no local”. Com o tempo, a região ao redor da nova edificação tornou-se ponto de parada dos tropeiros, dando origem a feira livre e ao comércio da localidade.
Em seguida formou-se o arraial de Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira. Em 1847, o arraial passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição. No dia 23 de julho de 1926, criou-se o município de Conceição da Feira, nome que homenageia a santa local e a feira que originou a cidade, desmembrando a localidade de Cachoeira.
Graça Pimenta citou também um dos atrativos turísticos da cidade. “Em seu território, o município possui a serra do Putuma, ponto de partida para a prática de esportes radicais, como o voo livre. O local atrai pilotos de asa delta e parapente de todo o país”, frisa a parlamentar.
A produção avícola é um dos componentes que movimentam a economia local. Por conta de sua riqueza cultural, o município já abrigou as atividades da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009. Segundo o Censo 2010, a cidade possui 20.391 habitantes e área territorial de 162,892 Km².











Deixe um comentário