A Bahia perdeu mais uma oportunidade de receber um grande investimento. A Volkswagen, que cogitou se instalar no Estado, anunciou a construção de sua nova fábrica em Pernambuco, no complexo portuário de Suape. A montadora alemã aplicará R$ 2 bilhões na planta, que deverá produzir cerca de 200 mil unidades de veículos elétricos por ano.
Para o deputado Fábio Souto (DEM/BA), perdas como esta diminuem cada vez mais a expressão da Bahia no cenário nacional e regional. Ele criticou a falta de empenho do Governo Estadual e a fraqueza das autoridades baianas na luta por benefícios e por desenvolvimento para o Estado. “Quantos empregos perdemos com isso? Quantos impostos que poderiam ser revertidos em outros investimentos para toda a população perdemos com isso? O governo parou de lutar pelos interesses e pelo bem dos cidadãos baianos. Ele vê, de braços cruzados, a Bahia perder a liderança do Nordeste e deixar de ser opção para o investimento de importantes empresas. Prefere se empenhar e pagar caro por propagandas mentirosas que relatam uma Bahia utópica do que trabalhar para garantir a geração de empregos e renda”, recriminou.
Nos últimos anos, a Bahia perdeu várias disputas por investimentos de empresas multinacionais. A maioria delas para Pernambuco. Segundo Souto, culpa da incompetência dos governantes. “Perdemos o pólo naval, o pólo têxtil, o pólo químico e o pólo siderúrgico. Agora, mais uma empresa automobilística também ignora os baianos. Falta empenho e dedicação de quem comanda nosso Estado”, lamentou.
Outros tempos
Em discurso no Plenário da Câmara, Fábio Souto lembrou ainda a realidade da Bahia perante o Nordeste na gestão de outros governadores. “Em outros tempos, a Bahia era o destino preferido dessas indústrias. ACM e Paulo Souto compravam as brigas e ganhavam. Não faltava empenho dos governadores. Para lá foram a Ford, a Azaléia, a Pirelli, a Bridgestone. O interior foi industrializado, ganhou milhares de postos de emprego, gerou impostos e divisas, obteve o retorno em obras e ações para a população”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




