Segundo informações de um jornal de circulação estadual, a Bahia permanece excluída do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê investimentos do governo federal e das operadoras de telecomunicações, com o objetivo de oferecer conexão de internet com 1 megabit por segundo pelo valor de R$ 35 mensais. Para a deputada estadual Graça Pimenta (PR), sem internet a preços populares os baianos ficam com menos uma possibilidade de se informar.
“O fato de a Bahia seguir fora do PNBL representa grande prejuízo para os baianos, principalmente para aqueles que não podem pagar pelo serviço de internet. Em Feira de Santana, a prefeitura oferece conexão gratuita em diversos pontos da cidade através do programa Feira Cidade Digital, garantindo a acessibilidade dos cidadãos. Hoje a internet é uma imensa fonte de informação. Sem internet a preços populares, os baianos ficam com o direito de acesso à informação, que é garantido na Constituição Federal, limitado”, considera.
Em vigor desde o mês de outubro, o PNBL já contemplou cidadãos de 444 municípios brasileiros. Os estados do Rio Grande do Norte, Amapá, Paraíba, Amazonas e Pará também não receberam investimentos ainda. Os estados mais beneficiados foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, sendo que o território paulista foi o maior contemplado até o momento, com 233 municípios inclusos no plano. A expectativa do governo federal é ampliar o PNBL até 2014.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




