O lançamento do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, ganhou ampla repercussão no meio político. Na Câmara, o deputado federal Emiliano José saiu em defeesa do autor da obra e destacou o sucesso do livro. Segundo o parlamentar, “este trabalho será, seguramente, um dos maiores best-sellers dos últimos tempos”.
Rsultado de um esforço de 12 anos de trabalho do jornalista, “A Privataria Tucana” é fruto das investigações da chamada Era das Privatizações, promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, através de seu ministro do Planejamento, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A expressão “privataria”, evidenciada pelo jornalista Elio Gaspari e utilizada por Ribeiro Jr., faz uma menção feliz e engenhosa do que foi a verdadeira pirataria praticada com o dinheiro público em benefício de fortunas privadas, por meio de empresas de fachada do Caribe, região tradicional e historicamente dominada pela pirataria.
Lançado há uma semana, os primeiros 15 mil exemplares esgotaram-se em 48 horas. Uma nova edição, de 30 mil, deve chegar às livrarias em breve. A expectativa é que o livro chegue aos 200 mil exemplares segundo informações do editor Luiz Fernando Emediato. “O mérito do livro é o de sistematização de um período. Devassa as privatizações na era Fernando Henrique Cardoso. Não que muito do que divulgue não fosse do conhecimento público. Mas o era de modo fragmentado, perdido ao longo do tempo e, sobretudo, bastante escamoteado pela mídia”, ressalta Emiliano.
Ainda segundo o deputado, há muito mais que a população brasileira deve descobrir por conta própria. “Não deve deixar de ler a cobertura de Carta Capital desta semana, cujas mais de dez páginas elucidam com riqueza de detalhes como era a privataria tucana, como foi aquilo que os tucanos de bico longo chamavam de o negócio do século. E não deve, sobretudo, deixar de ler o livro”, disse.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




