Foi divulgada na segunda-feira 19 de dezembro (2011) a notícia de que o grupo The New York Times Co. estaria vendendo 16 de seus jornais regionais, segundo a Reuters. Entre as publicações que seriam compradas pela empresa Halifax Media, proprietária do diário The Daytona-Beach News Journal, estão: Sarasota Herald-Tribune, The Ledger, Star-Banner, The Gainesville Sun, News Chief, Herald-Journal e The Press Democrat. A circulação total desses jornais é de aproximadamente 430 mil exemplares, explicou a Reuters. O Boston Globe não estaria incluído no negócio.
Segundo o New York Times, o faturamento com publicidade nos jornais regionais caiu 30,2%, para 193 milhões de dólares, entre 2008 e 2009. Em 2010, houve queda de 8,2%, para 177 milhões de dólares.
Segundo a Forbes, a venda das publicações regionais faz parte da estratégia do NYT de enfatizar a circulação digital — o jornal implementou um sistema de cobrança pelo conteúdo online há alguns meses e 81% das assinaturas são de leitores de fora de Nova York. “Ironicamente, o sucesso da edição digital do NYT está contribuindo para a queda das vendas dos jornais regionais, incluindo os de sua propriedade. Com a edição digital, os leitores que estão fora de Nova York já não se sentem obrigados a escolher entre pagar mais pelo NYT impresso ou aceitar um diário local de qualidade inferior como, por exemplo, o Gainesville Sun.”
O site Newsonomics destacou que “o New York Times está diminuindo para poder crescer. Já não é uma empresa jornalística, com um jornal de circulação nacional forte, um ‘primo’ em Boston, com o Globe, e certos diários regionais. É uma empresa global de notícias cujo futuro é principalmente digital e sobreviverá ou morrerá nessa aventura… As empresas regionais de notícias, por mais importantes que sejam para suas comunidades, tem sido distração para o negócio”.
A notícia da venda surge apenas uma semana depois da renúncia da diretora-executiva do New York Times, Janet Robinson.
*Com informações: Centro Knight | Por Summer Harlow/AP










Deixe um comentário