
Em reconhecimento à contribuição dos rotarianos em prol do desenvolvimento de Feira de Santana, da paz e da boa vontade no mundo, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite da sexta-feira (27/10/2017), uma sessão solene para homenagear os rotarianos que se destacam no exercício da atividade rotária.
O evento foi conduzido pelo 3º vice-presidente do Legislativo feirense, vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo), que dividiu a Mesa de Honra juntamente com o secretário municipal de Governo, Paulo Aquino (representando o prefeito José Ronaldo); o deputado estadual José Neto; o coordenador regional da Fundação Rotária – Zona 22 B no triênio 2015-2018, Hugo Dórea; e o governador do Distrito 4390, Manoel Humberto Gonzaga, palestrante da sessão solene.
O vereador Roberto Tourinho foi o responsável pela saudação aos presentes. Em sua explanação, ele informou que a Câmara Municipal, reconhecendo os relevantes serviços prestados à comunidade pelos Clubes de Rotary existentes em Feira de Santana, criou duas significativas homenagens.
“A primeira através da Lei Municipal 2.322/2002, que criou o Dia Municipal da Consciência Rotária comemorando-se o dia 27 de outubro, e a segunda homenagem criada pela Resolução 412/2003, que criou a Medalha de Mérito Rotário, outorgada pela Casa da Cidadania uma vez por ano a um único membro de Rotary Clube, indicados pelos Clubes de Rotary existentes no município”, disse.
Em seguida, Tourinho fez um breve resumo da história do surgimento e fortalecimento do Rotary Clube Internacional, registrando, entre outras coisas, que o primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um escritório em Chicago, com o objetivo de reavivar, durante a virada do século, o espírito de amizade.
“Posteriormente, mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo, à medida que o clube tornou-se mais conhecido. E, a partir deste momento, foi denominado Rotary, já que o local das reuniões era rotativo, cada vez no escritório de um deles”, acrescentou.
O edil também falou sobre o ingresso e a posição de liderança das mulheres ao Rotary a partir do ano de 1987. Na oportunidade, ele cumprimentou Edmeia Pereira dos Santos Gomes, presidente do Rotary Clube de Feira de Santana Novo Horizonte; Maria Emília Santos de Azevedo, presidente da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Feira de Santana; Eliana de Amorim Barreto, do Rotary Clube Olhos D’Água; Lidiane Pereira da Silva, secretária do Rotary Clube Nova Geração; e Kathia Mansur Queiroz, “eterna presidente da Casa da Amizade”.
Roberto Tourinho também fez uma saudação especial aos sete rotarianos que foram contemplados com a Medalha de Mérito Rotário: Eliana Mattos de Amorim Bueno, do Rotary Clube de Feira de Santana; Francisco Pinto de Morais, do Rotary Clube Feira Leste; Patrícia de Souza Nascimento, do Rotary Clube Nova Geração; Luiz da Costa Falcão Filho, do Rotary Clube Subaé; Hipólito Peixinho da Silva, do Rotary Clube Portal do Sertão; Jambes Augusto Martins Correia, do Rotary Clube Novo Horizonte; e Aldo Sena Macêdo e Silva, do Rotary Clube Olhos D’Água.
“Que o espírito de servir seja sempre marca indestrutível em vossas vidas e que seus exemplos sirvam sempre de inspiração a futuras gerações em nossa cidade. O presidente do Rotary Internacional escolheu como lema para 2017-2018: ‘O Rotary faz a diferença’. E, seguramente, as senhoras e senhores foram indicados por fazerem a diferença em seus clubes e que nunca percam a máxima rotariana: ‘Dar de si antes de pensar em si”, findou.
Manoel Humberto Gonzaga, que é sergipano, externou sua alegria e satisfação pelo apoio da Câmara Municipal de Feira de Santana e do Governo do Município aos trabalhos desenvolvidos pelos Rotary Clubs, que, segundo ele, é a maior organização do bem no mundo.
O governador do Distrito 4390 afirmou ter uma admiração muito grande pela cidade de Feira de Santana e o seu povo, em especial os rotarianos. “Ser rotariano é um privilégio acima de qualquer expectativa que um ser humano pode ter”, afirmou.
Manoel Humberto Gonzaga destacou importantes iniciativas a serviço da humanidade desenvolvidas pelos governadores do Distrito 4390 desde a sua criação em 1991 até os dias atuais. Ele disse que o Rotary defende “pautas altamente significativas, a exemplo do combate ao analfabetismo, proteção ao meio ambiente e defesa dos direitos da cidadania”.
A sessão solene contou a presença dos vereadores Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), José Menezes Santa Rosa (Zé Filé) e Gerusa Sampaio, além dos presidentes e membros dos Rotary Clubs de Feira de Santana, entre outros cidadãos e cidadãs, que lotaram o plenário e a galeria da Câmara.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




