Erro ou Manipulação? | Por Robinson Almeida

Robinson Almeida: O instituto divulga a opinião de quem o contratou e não a dos pesquisados.
Robinson Almeida: O instituto divulga a opinião de quem o contratou e não a dos pesquisados.

Não é fácil instituto de pesquisa construir reputação na Bahia. São tantos erros históricos que se duvida da competência e da boa-fé daqueles que aferem a opinião pública. O que acontece com pesquisas em nosso estado?

O erro dos institutos pode estar na amostra. A Bahia tem a maior população rural do Brasil. Custa caro e é demorado colher opiniões de quatro milhões de baianos que habitam a Bahia profunda.

Diante disso, opta-se pela aplicação de questionários nas sedes dos municípios, ignorando a roça. A causa do erro técnico se explica por distorções da amostragem entre o urbano e o rural pesquisado.

Mas porque se erra só pra um lado, em favor de candidatos do DEM? Aqui entra a tese da manipulação de resultados. O instituto divulga a opinião de quem o contratou e não a dos pesquisados.

Via de regra, quem contrata pesquisa é veículo de comunicação. Na Bahia existe relação empresarial/familiar/política entre os líderes do DEM e os principais grupos de mídia. Daí, a suspeita de fraude.

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná, contratada pela Rede Record, ligada ao PRB, oposição a Rui e base de ACM Neto, coloca o prefeito na liderança. Erro ou manipulação?

*Robinson Santos Almeida é suplente de deputado federal pelo PT da Bahia, ex-secretário estadual de Comunicação da Bahia é pré-candidato a deputado estadual.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading