
O número de pessoas que se inscreveram para doar sangue na unidade móvel de coleta do Hemoba passou de 60, nesta terça-feira (05/12/2017). A coleta foi iniciada na segunda-feira e o acumulado nestes dois dias supera a 65 bolsas.
A iniciativa é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemoba. A campanha acontece pela terceira vez.
O ônibus do Hemoba está parado no estacionamento da Prefeitura, onde vai ficar até a próxima sexta-feira, 8. As doações serão decisivas para formar o estoque de final de ano, quando a demanda aumenta significativamente.
Pessoas saudáveis podem doar. A idade é a partir dos 16 anos – neste caso o doador deve estar acompanhado por um responsável. Devem estar alimentadas, o peso a partir de 50 quilo e se ingerir bebida alcoólica a doação deverá ser feita 12 horas depois do último gole.
Objetivo é abastecer estoque do Hospital Clériston Andrade
A campanha objetiva o reforço no estoque estratégico do Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), diz a assistente social do Hemoba, Márcia Almeida. Segundo ela, a demanda naquela unidade de atendimento de pacientes de alta complexidade é variável. O Banco de Sangue do HGCA atende aos seus pacientes mais a demanda do Hospital Estadual da Criança. “Uma bolsa de sangue é fracionada em até quatro tipos de hemocomponentes”, observa.
A estudante Priscila Natália Pereira Ferreira, que doou sangue pela segunda vez, destaca a importância da ação. “As pessoas devem se conscientizar sobre a sua importância. Ajudar está na essência de querer ajudar quem precisa, salvar vidas”, afirma.
Para o educador físico Antônio Mariá, a doação é sempre bem-vinda. “Estou na campanha para ajudar o banco de sangue a recompor o estoque e a parte usada por um amigo, recentemente. Ninguém sabe o amanhã. Ajudar é sempre bom”.









