Feira de Santana: UNAMACS realiza entrega de certificado dos cursos

UNAMACS realiza solenidade de entrega de certificados no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.
UNAMACS realiza solenidade de entrega de certificados no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.

“A UNAMACS (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) foi um grande presente à minha vida, neste ano, por me possibilitar a troca de saberes imprescindível”. O reconhecimento é da pedagoga Sorai Silva Benício ao receber seu certificado de conclusão de cursos da Unamacs, na noite desta terça-feira (12/12/2017), durante solenidade realizada no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.

“A UNAMACS é uma proposta que veio para ficar. Feira de Santana era carente de algo que abordasse as questões ambientais de forma conjunta. Ela agrega as pessoas que pensam de forma diferente e que se preocupam com o meio ambiente”, acrescentou Sorai. Ela participou de todos os nove cursos oferecidos gratuitamente pela universidade, cuja temática incluiu compostagem, reciclagem e licenciamento ambiental. As atividades de 2017 incluíram, ainda, três oficinas, uma viagem de campo e três visitas técnicas.

“A Universidade Aberta do Meio Ambiente é sucesso absoluto. Atingimos as metas em curto espaço de tempo e tivemos a participação de alunos de outras cidades baianas, a exemplo de Santo Estevão, Antônio Cardoso, Juazeiro e mais Recife, em Pernambuco, e do estado de Minas Gerais”, afirmou a bióloga da Semmam, Érica Teles, uma das gestoras da UNAMACS.

O titular da Semmam, secretário Sérgio Carneiro, frisou que “o Meio Ambiente está na lista das prioridades do Município. Terminamos o ano com saldo positivo de ações realizadas: foram dois seminários, sendo eles sobre mobilidade urbana e energia solar; comemoramos o Dia da Água e Dia do Meio Ambiente; lançamos o programa de delimitações das lagoas; vamos construir o Parque Linear do Papagaio; destruímos 1.126 equipamentos sonoros apreendidos no Feira Quer Silêncio, além de implantar a Unamacs, que é sucesso no meio acadêmico e ambientalista”.

O ato de certificação dos alunos contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sérgio Barradas Carneiro, do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, além do vereador Roberto Tourinho e secretário municipal de Agricultura, Joedilson Freitas, que compuseram a mesa.

Prêmio Guardiões do Meio Ambiente foi entregue

Além da certificação e das homenagens em reconhecimento aos professores, facilitadores e demais pessoas que contribuíram para o sucesso da UNAMACS neste primeiro ano de implantação, a noite também foi marcada com a entrega do prêmio Guardiões do Meio Ambiente em reconhecimento aos esforços de feirenses, ligados a diversos segmentos da sociedade, que contribuíram para com as ações de educação socioambientais em Feira de Santana. Foram homenageadas dezenove pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas.

Equipamentos sonoros doados a entidades

Ainda durante a solenidade, o prefeito José Ronaldo assinou termos de doação de equipamentos sonoros apreendidos nas operações Feira Quer Silêncio para vinte e três entidades que prestam assistência social no município, entre elas: Associação Feirense de Síndrome de Down; Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União; Casa do Estudante; Centro Comunitário Luz e Sabedoria; Base Comunitária da Rua Nova; Associação de Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de Governador João Durval Carneiro; Comunidade Rainha dos Apóstolos; Movimento Cultural Afoxé Filhos de Nanã; Associação Feirense de Basquete, entre outras.

Prefeitura e Pepsico firmam parceria

Na noite desta terça-feira também foi lançado o projeto piloto ‘Sustentabilidade nas Escolas’, através de parceria da Semmam, Secretaria de Educação e a Pepsico. A iniciativa consiste na formação de professores com foco na educação ambiental e reciclagem.

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Sig – empresa de embalagens – Isabela De Marchi, o objetivo da parceria é impulsionar a coleta seletiva no município. “Esse é um projeto que vai incentivar que professores e alunos façam a destinação correta dos resíduos produzidos nas escolas e sejam multiplicadores para sua comunidade”.

As atividades serão iniciadas em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica, e vai contemplar inicialmente um grupo de 50 professores de onze escolas da rede municipal de ensino. A formação dos professores está prevista para ocorrer na Unamacs.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading