Feira de Santana: CUCA fecha 2017 com atendimento a mais de 2.200 alunos matriculados

Apresentação de encerramento das oficinas do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.
Apresentação de encerramento das oficinas do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fecha o ano de 2017 com atendimento a 2.239 alunos matriculados nos diversos cursos de artes. A diretora Rosa Eugênia Vilas Boas classificou como positivo os resultados alcançados, citando parcerias, resgate de antigos projetos e a implantação de um novo curso de Música, além da qualidade dos serviços ofertados.

O sucesso alcançado pelo Cuca também é creditado à dedicação dos servidores das diversas coordenações de área, que trabalharam nos projetos pedagógicos das respectivas oficinas. O resultado foi a oferta de novos cursos e turmas, aumentando significativamente, com qualidade, o número de alunos matriculados, “atendendo assim a um anseio da comunidade por novas propostas e vagas”, salientou Rosa Eugênia.

O Museu Regional de Arte (MRA), por sua vez, esteve voltado à democratização da arte, desenvolvendo projetos de acessibilidade ao espaço e ao acervo. Uma das principais novidades foi a criação do ‘Arte para Crianças no Museu’, voltado para o público na faixa dos 4 aos 6 anos.

A Galeria de Arte Carlo Barbosa, continuou com a gestão do espaço de forma democrática e efetiva. Diversas atividades foram realizadas pelos alunos, conforme observa Rosa Eugênia, “numa alegre demonstração do aprendizado e desenvolvimento, referendando assim o principal objetivo do Cuca, de promover formação artística à comunidade, através de oficinas e projetos de sensibilização.

Em 2017 o Cuca realizou duas mostras didáticas que saíram do espaço fechado e tomou os jardins e corredores, com 340 alunos envolvidos e um público de 650 pessoas; aula pública e espetáculos de dança no Auditório Central da Uefs, com 1.031 alunos (Cuca/Allegro) envolvidos e um público de 6.700 convidados; 52 espetáculos com 70 apresentações, 1.062 alunos e mais de 6 mil espectadores, arrecadando 2.861 quilos de alimentos e que foram distribuídos em dez instituições; 11 eventos musicais com 222 alunos cantando e tocando, e que também arrecadou 200 quilos de alimentos que foram entregues na Associação Feirense de Assistência Social (Afas).

A diretora do Cuca Rosa Eugênia Vilas Boas chama a atenção para as metas de 2018. “Os desafios continuam, sendo o principal deles, permanecer ofertando com qualidade as oficinas, ante uma perspectiva de ampliar o número de vagas, expandindo o acesso da comunidade às atividades de formação”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading