FESTUR reafirma diversidade cultural de Lauro de Freitas

Festa Turística Étnica Cultural, realizada em Lauro de Freitas.
Festa Turística Étnica Cultural, realizada em Lauro de Freitas.

Ao som da Orquestra de Berimbaus e Pandeiros de Lauro de Freitas foi aberta, nesta sexta-feira (19/01/2018), a Festa Turística Étnica Cultural (FESTUR) da cidade, reunindo personalidades que representam a diversidade cultural do município – o cacique Wakay, da tribo Kariri-Xocó do Quingoma, a baiana de acarajé de Portão Maria Aparecida, mestres capoeiristas, intelectuais, artistas e poetas.

Emocionada a prefeita Moema Gramacho destacou o momento “feliz” para o conhecimento e a cultura de Lauro de Freitas. “A FESTUR tem tudo a ver com essa cidade rica em sua diversidade e que junto com a Univerão trazem um aspecto bastante positivo que é de mostrar nossa identidade. Eu não nasci em Lauro de Freitas, mas escolhi para morar e o povo me escolheu três vezes para governar. É por isso que vou continuar lutando para defender a identidade do povo”.

O secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, deu as boas-vindas ao público e fez o convite para que conheçam Lauro de Freitas um pouco mais. “A cultura é algo extremamente positiva e vem andando junto com a educação, seguindo um modelo de gestão da prefeita Moema Gramacho. Vamos festejar e conhecer a história, a cultura e o turismo da nossa cidade.”

Para o secretário de Educação a expectativa é que essa dobradinha com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) aconteça novamente e a Univerão/Festur vire uma marca em Lauro de Freitas. “Ter ideias todo mundo tem, mas é necessário que tenhamos ao nosso lado pessoas que nos dê forças e apoio para que possamos fazer acontecer. E em Lauro de Freitas contamos com uma prefeita que está sendo a reitora da maior universidade do Brasil e que nos dá todo suporte necessário”.

A atriz Gildeth Nascimento também torce para que o evento se consolide em Lauro de Freitas. “Achei a proposta da Univerão muito interessante. Os jovens estão aproveitando, se profissionalizando e se divertindo durante as férias”. Sobre a Festur, ela não tem dúvida: “Nossa cidade estava precisando dessa ebulição cultural. O povo estava carente de cultura”.

No encerramento da cerimônia, o Coral da Unilab – Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira e os grupos de dança Embaixada da África encantaram a plateia com o molejo dos dançarinos e Beijuzeiras de Areia Branca, que resgataram a história das beijuzeiras de Lauro de Freitas.

Geraldo Azevedo e Cavalgada

A Festa Turística continuou durante todo o dia na Praça da Matriz e Martiniano Maia com Feira de Artesanato e apresentação de grupos de dança. Primeira a se apresentar na Martiniano, a cantora Jack Cantriz afirmou: “Estou felicíssima de participar da Festur e espero que se mantenha. Arte, beleza, musicalidade, o resgate da linguagem popular brasileira”. Muito aguardado ainda o show dos artistas Raimundo Sodré e Mateus Aleluia.

A programação do sábado foi aberta com Cortejo Cultural, às 8 horas, seguida de Roda de Conversa em homenagem à Década da Afrodescendência, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, Festival de Capoeira, às 15 horas, e apresentação da Orquestra de Pandeiros, às 18 horas, na Praça. No Parque Ecológico, às 15 horas, o público pôde conferir a apresentação do cantor Geraldo Azevedo.

O domingo teve programação intensa. Missa do Vaqueiro, às 11 horas, na Praça da Matriz, Festa do Vaqueiro, às 12 horas, com concursos de berrante, aboio, toada, vaqueiro mais encourado e melhor cordel. Às 14 horas, saiu a Cavalgada do Parque do Saber. A Univerão/Festur foi encerrada às 20 horas, com show de Diogo Nogueira, na Praça da Matriz.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading