Salvador: Prefeito ACM Neto atua de forma irresponsável e culpa mortos em Pituaçu pela tragédia, afirma o vereador

Para o vereador Hilton Coelho (PSOL) as quatro pessoas de uma mesma família mortas no desabamento no Alto do São João, em Pituaçu, na manhã de ontem terça-feira ( 13/03/2018), merecem o respeito dos poderes públicos. “Não se trata de fazer política em cima do sofrimento de muitos e menos ainda querer obter ganhos políticos com a morte, porém, para nós, trata-se do resultado de uma cidade planejada para poucos e transformada em mercadoria. A tragédia se repete a cada novo ciclo das estações climáticas, de fácil previsão, mas o poder público entrega à própria sorte a maioria da população, em especial a mais carente. Não há um projeto claro de moradias populares que retirem as pessoas das encostas e locais de riscos”, afirma.

Dentre outras coisas, o prefeito ACM Neto afirmou que “as pessoas devem ter atenção onde vão construir. As famílias precisam ter o cuidado da preservação da própria vida. Infelizmente as pessoas ocupam e constroem em áreas da cidade sem técnicas de engenharia e alvarás do poder público. Que sirva de alerta”.

Hilton Coelho enfatiza “a irresponsabilidade administrativa e verbal do prefeito ACM Neto. Diante do desabamento, em lugar de assumir o papel de administrador da cidade e encarar os erros cometidos por sua gestão e as anteriores, acusa as vítimas pela tragédia. Ninguém mora em área de risco porque gosta e sim por falta de opções. É obrigação da prefeitura controlar as construções na cidade e ter uma política de habitação popular junto com os governos federal e estadual. Todos são responsáveis pela tragédia menos as vítimas. As declarações do prefeito de que o terrível acidente ‘deve servir de exemplo’ merecem nosso repúdio”.

“Sempre criticamos a maquiagem feita pelo prefeito ACM Neto. Puro marketing com inaugurações de praças, repinturas de escolas e postos de saúde. Um único dia de chuva desmontou a farsa da publicidade. A política elitista, racista de urbanização da prefeitura de Salvador, na gestão de ACM Neto e nas demais, nada fez ou faz para mudar a lógica da exclusão. Reafirmamos que ACM Neto atua em favor da indústria imobiliária e concentrou os grandes investimentos em áreas favoráveis à especulação imobiliária”, opina com veemência o socialista.

Hilton Coelho conclui afirmando que “os verdadeiros responsáveis direta e indiretamente pelas mais recentes mortes e pelas outras que virão se a atual política não for mudada são os governos federal, estadual e municipal. O povo trabalhador e os mais necessitados são colocados nos locais distantes, vulneráveis a alagamentos, deslizamentos, considerados ruins ou impróprios para moradia, além da falta de infraestrutura básica para vivência. Muitos improvisam moradias e são classificados como culpados por um prefeito elitista. Nossa total e irrestrita solidariedade e apoio às famílias atingidas e nosso compromisso em lutar por uma política pública que assegure o direito de morar da maioria da população”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading