
Em pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa de Feira de Santana, na sessão desta quarta-feira (25/04/2018), o vereador Roberto Tourinho (PV) criticou a reprovação do Requerimento de nº 082/2018, de autoria do vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS), que solicitava da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) a prestação de contas referentes ao valor total das multas oriundas de fotossensores; o valor pago a empresa que explora os equipamentos no município, referente ao período de janeiro a dezembro de 2017; e o valor total de todas as multas do mesmo período oriunda de todas as autuações.
Para Tourinho, não existem motivos que justifiquem a não divulgação das informações. Ele repercutiu a decisão da Justiça que obrigou a Prefeitura de Salvador a apresentar prestação de contas, em atendimento à ação movida por um vereador daquele município. “Esta Casa está dando demonstração de que está indo na contramão do que ocorre em nosso país. O vereador Zé Filé subiu a esta tribuna com propriedade para questionar a não divulgação dessas informações. A informação é pública”, avaliou.
O edil do PV prosseguiu afirmando que o prefeito Colbert Filho não teria dificuldades de prestar contas à sociedade e destacou que o líder governista, Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM), deveria ter consultado o gestor do município antes votar contra o requerimento. “Tenho certeza que Colbert encaminharia essas informações sem nenhuma dificuldade. Acredito que essas informações devem chegar a esta Casa de forma clara dando conta de quantos radares existem na cidade, onde estão instalados, qual empresa responsável, qual a forma de remuneração para a empresa, dentre outras. Se o líder Lulinha consultasse o prefeito, ele orientaria a aprovação da solicitação”, assegurou.
Em aparte, o vereador José Carneiro (PSDB) justificou o voto contrário ao Requerimento. “O prefeito Colbert Filho tinha assumido há apenas cinco dias e achamos que deveríamos aguardar um pouco mais de tempo para esse tipo de solicitação. Mas, tanto o ex-prefeito José Ronaldo quanto o atual Colbert não têm porque esconder nenhuma informação da população”, afirmou.
Já o vereador Alberto Nery (PT) considerou um retrocesso a necessidade de acionar a justiça para obtenção das informações requeridas. “Já que esta Casa não aprovou o requerimento por conta do tempo de gestão do prefeito Colbert Filho, sugiro que os vereadores que contaram contra façam um novo requerimento e tragam ao conhecimento da população esses dados. Acho um retrocesso para esta Casa judicializar para obter informação”, concluiu.
Multas
Na oportunidade, Tourinho repercutiu a matéria ‘Em Campina Grande e Natal é proibido multar a partir das 22 horas quem passar em sinal vermelho’, publicada no blog Bahia na Política. Ao parabenizar os municípios onde a medida já está em vigor, o edil destacou o projeto de lei de autoria do vereador Marcos Lima, que dispõe sobre a não aplicação de multas para condutores que ultrapassem a sinalização ou excedam a velocidade nos fotossensores após as 23 horas.
“O nobre colega Marcos Lima apresentou Projeto de Lei nesta Casa que solicita que a partir das 23 horas não seja emitida multa para os condutores que ultrapassarem o semáforo vermelho. Em Campina Grande já é lei não multar condutores a partir das 22 horas até as 5 horas. Quero parabenizar o colega pela iniciativa e dizer que, nós vereadores, teremos o prazer em apoiar a matéria”, afirmou.
O vereador Edvaldo Lima (PP) informou sobre um Projeto de Lei de sua autoria, que tramita na Câmara Municipal e prevê a disponibilização da prestação de contas referentes à arrecadação com valores pagos por multas mensalmente.
Para finalizar, Tourinho mencionou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC), que dispõe sobre a instalação de temporizadores nas sinaleiras onde existem fotossensores instalados visando evitar a aplicação de multa indevida aos cidadãos. “É importante que sejam implantados os temporizadores para que o motorista saiba se há tempo ou não para passar. Esta Casa deve sim legislar nesse caso”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




