Vereador revela preocupação com epidemia de H1N1 e critica sistema de regulação em Feira de Santana

Isaías dos Santos (Isaías de Diogo): o sistema de Regulação do SUS dificulta a transferência desses pacientes que estão nas UPAs e nas policlínicas.
Isaías dos Santos (Isaías de Diogo): o sistema de Regulação do SUS dificulta a transferência desses pacientes que estão nas UPAs e nas policlínicas.

No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão desta segunda-feira (07/05/2018)), o vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC) revelou preocupação com o surgimento de pacientes com suspeita de gripe H1N1 nas unidades de saúde do município de Feira de Santana. O edil, alertando a população para a gravidade da doença, criticou a falta de leitos em unidades especializadas para o tratamento dos pacientes.

“Tive conhecimento de dois casos suspeitos de gripe H1N1. Um paciente está na Policlínica do Feira X e outro na UPA do Clériston Andrade. Várias pessoas estão sendo infectadas pelos vírus dessa gripe e precisam ser tratadas em unidades especializadas, mas o sistema de Regulação do SUS dificulta a transferência desses pacientes que estão nas UPAs e nas policlínicas sem terem o tratamento necessário para combater a doença”, reclamou.

Em aparte, o vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) questionou a responsabilidade pela gestão do sistema. “O diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, Carlos Pitangueira, atribui à secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, a culpa dos transtornos enfrentados pelos pacientes no sistema de regulação. É preciso saber de quem é a responsabilidade”, finalizou.

“A celeuma da regulação continua”, critica Luiz Augusto

Lamentando o falecimento de gestantes nos municípios de Cruz das Almas e Biritinga, no interior da Bahia, em virtude da falta de leitos em maternidades de alta complexidade no Estado, o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM), voltou a criticar o Sistema de Regulação do SUS. O edil assegurou que o Governo Municipal cumpre com sua obrigação garantindo atendimento à população nas policlínicas e Unidas de Pronto Atendimento (UPAs), mas o Governo do Estado deixa a desejar.

“A celeuma da regulação continua e as pessoas estão morrendo por não conseguirem a regulação para as unidades especializadas. As gestantes morreram em Biritinga e Cruz das Almas porque não conseguiram transferência em virtude da falta de leitos nas maternidades de alta complexidade. O Município tem as UPAs e as policlínicas, mas o Estado não cumpre com sua obrigação e compromete a vida do povo”, pontuou.

Em aparte, a vereadora Aldney Bastos (Neinha, PTB), consternada com o falecimento de um amigo que encontrava-se internado na Policlínica da Rua Nova aguardando transferência para unidade hospitalar, voltou a cobrar ao governado do Estado, Rui Costa, a construção do hospital regional em Feira de Santana. “Regulação é leito. Para ter regulação é preciso ter leito nos hospitais. Feira de Santana precisa se levantar e reagir contra esse governo. Precisamos de um novo hospital”, reclamou.

O líder governista também cobrou o cumprimento da promessa do governador do Estado, bem como investimento para as demais áreas da administração pública, como segurança pública e educação. Lulinha criticou os planos do governo estadual de acabar com os contratos com os vigilantes. “Precisamos de mudança e já temos um nome sério e forte para isso: José Ronaldo de Carvalho”, finalizou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading