Heroína baiana denomina Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil

Foto oficial do XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais.
Foto oficial do XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.
Os desembargadores Cleones Cunha, vice-presidente do Colégio; Nueva Campos Junior, presidente do Colégio; José Edvaldo Rotondano, presidente do TRE Bahia e Jatahy Junior, vice-presidente e corregedor do TRE Bahia, durante XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.
Os desembargadores Cleones Cunha, vice-presidente do Colégio; Nueva Campos Junior, presidente do Colégio; José Edvaldo Rotondano, presidente do TRE Bahia e Jatahy Junior, vice-presidente e corregedor do TRE Bahia, durante XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.

Dentre as resoluções adotadas pelo XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, evento que reuniu nos dias 7 e 8 de junho de 2018, em Salvador, desembargadores e magistrados que atuam como Corregedores Eleitorais, nos Tribunais Eleitorais estaduais do Brasil, foi decido, por unanimidade, criar a Medalha de Honra ao Mérito Guerreira Maria, nome pelo qual é conhecida a heroína baiana Maria Felipa de Oliveira, mulher negra e escrava, nascida em Itaparica, que teve participação decisiva na batalha final que consolidou a independência do Brasil, na data magna de 2 de julho de 1823.

A Medalha de Honra ao Mérito foi uma iniciativa de autoria do desembargador Jatahy Junior, Vice-Presidente e Corregedor do TRE – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Observa-se que ao denominar Guerreira Maria, uma representante das classes populares, como símbolo dos princípios e valores que inspiram a atuação do Colégio de Corregedores Regionais, a entidade presta homenagem ao povo, cuja ação cotidiana resulta na ideia de Nação.

Conforme expressa a resolução:

— Dentre os que lutaram por um Brasil dos brasileiros, uma mulher negra, capoeirista, trabalhadora braçal, chamada Maria Felipa de Oliveira se destacou, comandando populares na Ilha de Itaparica. Diz-se, que Maria e outras tantas mulheres de coragem, fizeram os soldados pensarem que poderiam seduzi-las, conduzindo-os a lugar afastado, para lhes aplicar uma surra de cansanção, enquanto seus navios eram queimados.

— Maria Felipa de Oliveira, embora mencionada em alguns registros, é um exemplo das perdas decorrentes da falta de recordação daqueles que se destacaram por terem colaborado com o desenvolvimento do nosso país.

— A ‘Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil’ destina-se a reconhecer a atuação de magistrados, personalidades, servidores e, ainda, instituições que, por seus préstimos ao povo, e a democracia, tenham o reconhecimento do Colégio de Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.

Baixe

Resolução que cria a Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading