




Feira perde milhões da Saúde
Conforme portaria 1.717 do Ministério da Saúde (MS), publicada em 12 de junho de 2018, os municípios de Salvador e Feira de Santana perderam, juntos, cerca de R$ 15,5 milhões por ano em recursos federais e incentivos estaduais, ao deixar de implantar 107 Equipes de Saúde da Família que estavam com projetos aprovados. Os dados do MS indicam que aproximadamente 360 mil pessoas deixaram de ser atendidas por equipes do Programa de Saúde da Família, sendo 210 mil em Salvador e 150 mil em Feira de Santana, em decorrência da falta de assistência de uma Equipe de Saúde da Família. A portaria nº 1.717 aponta o descredenciamento projetos, aprovados e com recursos garantidos, que não foram colocados em prática. (Publicação do JGB).
Inscrições do IFBA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) iniciou na terça-feira, ontem, as inscrições para 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subsequente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova.
Medicina
O município baiano de Brumado vai ganhar uma faculdade de Medicina. Em março, o MEC divulgou que, além de Alagoinhas, que teve o curso inaugurado, outras quatro cidades baianas passariam a contar com a graduação em Medicina: Brumado, Irecê, Porto Seguro, e Valença. A previsão é que a entrega dos cursos ocorra em dezembro. Ao todo, 28 municípios do país foram selecionados para implantação de cursos de Medicina. E porque Feira de Santana ficou de fora? Perguntar não ofende.
Dimas, ano 70
Está a completar, este mês, setenta anos de vida, o jornalista Dimas Oliveira, que terá uma concorrida festa organizada no Casarão Fróes da Mota. É um profissional cuja vida se dedicou ao cinema, teatro, artes plásticas, política e turismo. Em seu currículo consta atuação no ‘Feira Hoje’, ‘Folha do Norte’, ‘Diário da Feira’ e ‘Folha do Estado’ como editor e possui s viagens a várias partes do mundo, assim como foi distinguido com a Ordem Municipal do Mérito no grau de Oficial na área de Comunicação Social, possuindo o título Companheiro Paul Percy Harris de Rotary International e é autor de publicação de livros.
Flashes da governadora
Estes são os flashes mais representativos do final de semana, no Hotel Fiesta em Salvador, oportunidade em que a ex-secretária de Educação do Estado, Anaci Paim, tomou posse como governadora distrital do Rotary Clube.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




