No mês de julho, o projeto Quintas Gregorianas faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Afro-caribenha, comemorado em 25 de julho. A atração é o espetáculo ‘Nois Vamo Meter Mão’, que ganha a cena nesta quinta-feira (05/07/2018), às 19 horas, na Galeria do Teatro Gregório de Mattos, como resultado do encontro entre a poeta e MC Amanda Rosa e a DJ DMT. A apresentação une artes visuais e performances em corpos e escrevivencias (escritas sobre vivências) de (r) existências das mulheres negras em diáspora.
No palco da exposição Gregórios, facão, arruda, caixas de som, latas de spray, projeção entre cenas de filmes e da realidade. A poesia de Amanda Rosaaparece intercalada entre beat, sound system, rap, triphop e performances da DJ DMT. Outras grandes mulheres guerreiras baianas, como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, também inspiram a cena numa referência à semana em que se comemora a Independência da Bahia.
Amanda Rosa, 26 anos, é baiana da Chapada Diamantina e mostra uma poesia permeada de força, cuidado, amor e o ódio que atravessam as palavras e transbordam em traps e rimas. Poeta, MC e atriz, começou com a escrita, caminhou para a poesia, chegou ao teatro e se reconheceu através da música como resistência.
Gregórios
Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que transportam os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação que leva seu nome, a Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, tem sido uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador.
A exposição Gregórios está em cartaz na Galeria do Teatro Gregório de Mattos e acaba de ser estendida até o mês de outubro, quando será remodelada e ganhará formato de memorial permanente. A exposição Gregórios tem curadoria e conceito de Joãozito (in memorian), Lanussi Pasquali e Carla Zollinger, com cenografia de Renata Mota e Produção Executiva assinada pela Multi Planejamento Cultural.
Agenda
O quê: Quintas Gregorianas – Nóis Vamos Meter Mão, com Amanda Rosa e DJ DMT
Quando: 5 de julho, às 19 horas
Onde: Galeria do Teatro Gregório de Mattos, em Salvador
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




