Feira de Santana: programa de resistência às drogas deve incluir crianças de 5 anos

Cerimônia de certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Cerimônia de certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Nos próximos anos, as crianças das escolas públicas na faixa etária de 5 anos deverão ser orientadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), oferecido em Feira de Santana pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo, argumentam os instrutores, é criar um vínculo ainda mais cedo com as crianças, evitando que se tornem vítimas do crime ou se envolvam com drogas.

Atualmente, o Proerd forma os alunos que estão na faixa etária dos 10 anos, informa o sargento Ângelo Márcio Ferreira de Souza, um dos instrutores da equipe. “Queremos permitir que eles formem uma autonomia ainda mais cedo. Que de maneira independente, saibam decidir o que é certo e o que é errado”, declara.

Estudantes recebem certificação

Na tarde de quinta-feira (12/07/2018), 150 estudantes da Rede Municipal de Educação participaram da cerimônia de certificação do programa, que aconteceu na Praça Coronel Tertuliano Almeida, mais conhecida como a Praça da Kalilândia.

O Proerd trata em sala de aula de assuntos como o perigo do uso de drogas, violência, brigas e determinadas brincadeiras entre os próprios alunos, que acabam implicando na ocorrência de bullying. Visa também aproximar a Polícia Militar das comunidades. As crianças são um forte vínculo que acaba chegando também às famílias, dizem os instrutores da PM.

Programa incentiva a não usar drogas

Mikael da Silva Suzart, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Doutor Cícero Carvalho, do Bairro Jardim Cruzeiro, participou das aulas do programa neste ano. “Gostei muito e acho que o Proerd é bem importante porque incentiva as pessoas a serem melhores, a não usarem drogas e não se tornarem alcoólatras”, afirma o jovem.

Além dos estudantes da escola Doutor Cicero Carvalho, foram certificados durante a solenidade os alunos da escolas municipais Célida Soares Rocha, do Bairro Rua Nova; Tereza Cunha Santana, do Bairro Calumbi; Erasmo Braga, do Bairro Rua Nova; Luis Alberto da Associação União e Força, do Bairro Jardim Cruzeiro; e Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no centro da cidade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading