Feira de Santana: Museu Parque do Saber comemora uma década de existência

Foi comemorada a primeira década de existência, com uma homenagem especial a todos os envolvidos com o projeto inicial.
Foi comemorada a primeira década de existência, com uma homenagem especial a todos os envolvidos com o projeto inicial.

Observar as estrelas e as constelações presentes no céu feirense nunca mais foi a mesma coisa depois do dia 15 de dezembro de 2008. E até hoje, 10 anos depois, ainda não é. O motivo é a tecnologia presente no planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira de Santana, que há uma década mantém a excelência em seu material e serviço.

Nesta terça-feira (11/12/2018), foi comemorada a primeira década de existência, com uma homenagem especial a todos os envolvidos com o projeto inicial. Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do equipamento para o fomento da cultura e educação na cidade.

O evento também contou com as presenças do idealizador César Orrico, os arquitetos Arcênio Oliveira e José Reinaldo, o ex prefeito José Ronaldo de Carvalho e o diretor do Museu, Basílio Fernandez.

Ao longo de 10 anos, com cerca de aproximadamente 400 mil visitas, o Museu se tornou um importante ponto turístico e pedagógico. O grande atrativo do Parque do Saber é seu planetário, com um equipamento especializado em projeções fulldome e 12 filmes em seu catálogo. Abordando diversos temas entre ciência e cultura, a imersão nas histórias é garantida. O Museu, contendo um foyer preparado para receber eventos e obras de arte, também tem contribuído bastante para fomentar a cultura e as artes na cidade.

Filho de Dival Pitombo destaca homenagem

Levando o nome Dival da Silva Pitombo, é uma homenagem a um grande incentivador de atividades culturais em Feira de Santana. Seu filho, Giorgio Trindade Pitombo, estava presente na comemoração do aniversário, e destacou a importância do nome do pai em um local que movimenta a cultura.

“Na época em que o ex-prefeito resolveu nomear o Museu com essa homenagem ao Dival Pitombo, foi um marco muito importante, porque ele sempre lutou pela cultura aqui em Feira, quando era praticamente sozinho. Então é um reconhecimento terem criado esse espaço com o nome dele. Um espaço que abriga eventos e traz a cultura para nossa cidade. Isso é sempre motivo de muito orgulho”, comenta.

Documentário sobre o museu foi apresentado

Contar os feitos de uma década em uma noite é quase impossível, mas o documentário “Parque do Saber: Uma década de descobertas” teve a tarefa de relembrar as dificuldades, as histórias e como está sendo conduzido esse projeto alguns anos depois. “Ele fez uma síntese e apresentou importantes momentos que aconteceram, mas que acabaram se tornando atuais. E ter sido apresentado no planetário foi uma coisa muito interessante porque ficou como se fosse a teoria e a prática. Acabou sendo muito oportuno, foi o ponto alto da noite”, conta o diretor Basílio Fernandez.

O documentário será disponibilizado em episódios nas redes sociais do Museu Parque do Saber ao longo do mês de dezembro, como uma forma de festejar com todos que acompanham o dia a dia do espaço nesses 10 anos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading