Tornar Feira de Santana uma “Cidade Resiliente” é o desafio que a Prefeitura, através da Coordenação Municipal de Defesa Civil está propondo. Durante a Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil esse é o tema principal. E para conquistar esse título, será necessário o apoio das instituições de ensino superior e da comunidade. E a forma como deve ser essa parceria foi assunto de palestra na tarde desta segunda-feira (25/02/2019).
Os palestrantes da tarde foram o presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação em Redução de Riscos e Desastres, Roberto Guimarães; e a Pós-Doutorada em aplicação de Soluções de Engenharia para Monitoramento de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais, Alexandra Passuello. Ambos trataram de a importância das instituições fazerem pesquisas e de como a comunidade pode ajudar.
“Precisamos unir as forças. Desde o ensino superior, passando pelos técnicos e também utilizando o conhecimento das comunidades”, destaca Alexandra Passuello, que tem oito anos de experiência de atuação na área.
Para o coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Pedro Américo, os agentes públicos devem estimular que as faculdades e universidades produzam trabalhos de pesquisa relacionados a essa temática. “Cidades que utilizaram dessa ferramenta promoveram uma mudança em sua estrutura. Isso pode ajudar nos custos e contribuir com a cidade. É ter essas instituições como parceiras”.
Pedro Américo afirma também que é preciso estar mais conectado com a população. “Precisamos melhorar a nossa linguagem para que a população possa entender. Principalmente o que é de responsabilidade da Defesa Civil. É chamar a comunidade para participar do jogo”.
A Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil segue nesta terça-feira, 26, com mais palestras. Um documento, apontando as necessidades do município e ações que devem ser realizadas, será assinado pelos secretários municipais e técnicos do governo municipal.
No dia 28 de fevereiro um curso de primeiros socorros será ofertado na Escola Crescer no Caminho, no Bairro Tomba, para os professores da instituição. O objetivo é informar sobre as medidas que devem ser tomadas e também o que não deve ser realizado no momento de atendimento básico às vítimas de algum tipo de acidente.
Para encerrar, no dia 1º de março será realizado o Simulado de Evacuação de Emergência, na Escola Municipal Alberto do Carmo, no conjunto Feira IX. O evento vai contar com a presença da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Civil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




