Guarda Civil Municipal de Feira de Santana comemora 126 anos de existência

Guarda Civil Municipal de Feira de Santana completa 126 anos de existência.
Guarda Civil Municipal de Feira de Santana completa 126 anos de existência.

A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana completa nesta segunda-feira (25/03/2019), 126 anos de existência. É a segunda corporação mais antiga do país. Com quase 13 décadas de fundação, a corporação tem muitos motivos para comemorar. Ainda este ano será entregue a sede própria da Guarda Municipal.

O imóvel situado na rua Santos Dumont está passando por ampla reforma. As obras seguem em bom ritmo. O efetivo da corporação conta com cerca de 160 homens e mulheres. Hierarquicamente, além do comandante, ela está distribuída em seis inspetores, seis subinspetores, 60 guardas classe especial e 63 1ª classe, nove guardas 2ª classe e dois municipais.

Outra conquista recente foi a progressão funcional para 86 guardas municipais, assinada pelo prefeito Colbert Martins Filho. O avanço profissional beneficiou, neste primeiro momento, cinco inspetores, 14 subinspetores, 53 guardas de classe especial, mais quatro da categoria de primeira classe e mais nove de segunda classe, além da progressão de dois guardas especiais que foram promovidos a inspetores. A mudança de referência garante ao guarda municipal um aumento automático de 3,9% nos seus vencimentos. Ao todo são 20 os estágios a serem cumpridos por um GM para chegar ao posto de inspetor, topo da carreira. O período é de aproximadamente 18 anos – deverá ser portador de diploma de nível superior.

Para o comandante da GM, Hélio Santos, a atenção dada pelo Governo Municipal à categoria tem representado em importantes avanços. “São quase 13 décadas de boas e ruins lutas e batalhas, e grandes conquistas. Quero agradecer ao nosso Prefeito Colbert Martins Filho e ao nosso secretario Pablo Roberto, pela atenção a nossa instituição, que sem medir esforços para a construção da nossa sede própria vêm investindo em equipamentos para a tropa como aquisição de armas, como também em cursos para requalificação dos profissionais de segurança pública municipal”, salientou.

Uma das primeiras corporações do gênero fundada no país, a Guarda municipal se destina a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, bem como a realização de atividades preventivas de proteção à comunidade, atuando como órgão complementar da Segurança Pública, nas ações de policiamento comunitário.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading