Projeto Teatro para Todos leva programação gratuita de teatro para Feira de Santana

Cartaz da edição de maio de 2019 do projeto 'Teatro para Todos'.
O ator Frank Menezes, a Cia. Baiana de Patifaria e a Cia. Cuca terão espetáculos apresentados na Praça da Kalilândia, em Feira de Santana, nos dias 18 e 19 de maio de 2019.

O ator Frank Menezes e a Cia. Baiana de Patifaria são atrações do projeto Teatro para Todos, nos dias 18 e 19 de maio, na Praça da Kalilândia, em Feira de Santana, que leva obras do teatro baiano consagradas pelo público e pela crítica. O público feirense vai conferir a programação que traz no sábado, dia 18 de maio, às 16h30 a peça Grão Circo, do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro, a dupla Fanta e Pandora, da comédia A Bofetada, da Cia Baiana de Patifaria, às 18h e no domingo, dia 19 de maio, os espetáculos A Peleja de Maria Bonitinha, da Cia. Cuca de Teatro, às 16h30mim e O Corruptocom Frank Menezes, às 18h. A iniciativa foi idealizada pela Maré Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cidadania e patrocínio da Hapvida. Além de levar peças de teatro para a rua, o projeto oferece gratuitamente uma série de atividades de saúde, bem estar, além da realização da Feira da Sé, com a participação de mais de 20 empreendedores criativos expondo seus trabalhos.

O projeto Teatro para Todos nasce do desejo de levar para a rua, espetáculos teatrais que comunicam para um amplo público, reunindo obras de diferentes estilos para alcançar crianças, jovens e adultos. Além de aproximar as pessoas da linguagem teatral, o projeto reúne serviços de saúde como medição de pressão e glicemia, bem como atividades lúdicas para crianças, práticas de atividades físicas e autocuidado. O Teatro para Todos já passou por Salvador, no Parque da Cidade e terá sua próxima parada em Camaçari, com uma nova programação.

Teatro para Todos – A edição Feira de Santana do projeto Teatro para Todos terá uma programação que reúne nomes fundamentais da história do humor baiano. É o caso das personagens Fanta e Pandora, da comédia A Bofetada, da Cia. Baiana de Patifaria, mais longeva montagem teatral baiana, com estreia em 1988. O público vai conferir um espetáculo com as personagens, encarnadas pelos atores Lelo Filho e Rodrigo Villa, que vão mostrar sua capacidade de improviso a partir do texto concebido pelos escritores paulistas Miguel Magno e Ricardo de Almeida.

A rapidez com que os dois atores que interpretam Fanta e Pandora levam para o palco o dia-a-dia do país e do mundo, através de improvisações, fazem com que o efeito do espetáculo seja arrebatador. A relação que se estabelece com o espectador é tão empática que, quando ele menos percebe, já está em cima do palco sob a batuta das hilárias professoras.

Já Frank Menezes, que participa da série Cine Holliúdy, leva sua bem sucedida peça “O Corrupto”, que foi escrita pelo ator e que não para de ser renovada, graças ao momento atual do país. Mas não pense que no espetáculo ele fala só de política. No espetáculo, o artista encarna um professor de corrupção, que dá dicas de como atuar nos mais variados ramos: religioso, empresarial, jurídico, na comunicação e mesmo no dia a dia comum a todos.

Fala dos políticos, é claro, mas fala também da corrupção perpetrada por líderes espirituais de várias religiões, da corrupção nas instituições públicas e nas empresas privadas, nos meios de comunicação e das pequenas corrupções do dia a dia, aquelas toleradas sem dores de consciência pelo cidadão comum, como estacionar na vaga de deficientes, furar fila e outras tantas “coisinhas”.

A Cia. CUCA de Teatro é anfitriã do Teatro para Todos em Feira de Santana, apresentando os espetáculos Grão Circo e A peleja de Maria Bonitinha. A Cia. Cuca de Teatro é formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos de cunho socioeducativos e culturais, com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.

“A Peleja de Maria Bonitinha” é um espetáculo que diverte e transmite valores importantes como o respeito às diferenças e a valorização da cultura popular.  O espetáculo conta a história da menina do sertão que se orgulha de suas raízes culturais e sabe dar valor a educação familiar, aquela que é passada de pai para filho. O espetáculo “Grão Circo” presta uma bela homenagem ao circo de todos os tempos. O espetáculo traz a alegria e o vigor de jovens artistas disseminadores da tradição circense apresentando números de grande impacto, utilizando das diversas técnicas circenses, e, a perna de pau que trará propostas divertidas e inovadoras para surpreender e encantar ao público de todas as idades.

Agenda do projeto Teatro para Todos

Dia 18 de maio de 2019

Espetáculo Grão Circo, do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. CUCA de Teatro, às 16h30

Fanta e Pandora, da Cia. Baiana de Patifaria, às 18h

Dia 19 de maio

A Peleja de Maria Bonitinha, da Cia. CUCA de Teatro, às 16h30. O Corrupto, de Frank Menezes, às 18h

Entrada franca

Local: Praça da KalilândiaFoto: Carolina Antunes/PR


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading