
Fundado em 2013, o Fotos Públicas deixou de ser veiculado 22 de fevereiro de 2019, por falta de financiamento. O site reúne imagens jornalísticas para uso gratuito, volta a ativa nesta segunda-feira (24/06), com a parceria estabelecida com o site de notícias Brasil de Fato.
Fotos Públicas, veiculo de comunicação de imagens, foi criado em 2013 por um grupo de fotojornalistas e editores. Ele concentra fotos licenciadas em Creative Commons (CC), permitindo o uso desde que citada fonte e autor.
“O Fotos Públicas é o único site de fotojornalismo que democratiza o acesso a fotos do Brasil e do mundo para os jornalistas. Todos os dias, ao acessar o Fotos Públicas, o público vai encontrar imagens, com agilidade, de acontecimentos mundiais”, afirma Jorge Araújo, editor do portal.
O site é muito usado por veículos da imprensa alternativa e mídias locais, que não têm acesso aos bancos de imagens das agências. “O Fotos Públicas é uma importante ferramenta de disputa de narrativa imagética e instrumento para a democratização da comunicação. Fortalecendo inclusive os veículos de mídia alternativas que podem romper com o oligopólio das grandes agências de imagens, da mídia comercial”, aponta Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato.
Por esse motivo, surge a parceria entre as iniciativas, explica Fideles: “A gente entende a parceria com o Fotos Públicas muito urgente. Para além do trabalho do Brasil de Fato, que disputa a narrativa por meio de um jornalismo de qualidade e comprometido com o povo brasileiro, entramos nessa parceria para também disputar por meio da fotografia”.
A partir do dia 24 de junho a plataforma poderá ser acessada pelos domínios fotospublicas.com ou brasildefato.com.br/fotospublicas
*Com informações de Pedro Ribeiro Nogueira, da Brasil de Fato.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




