Salvador: Grupo Mandaia integra atração da programação do ‘Segundas do Chorinho’

Cartaz anuncia projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia projeto ‘Segundas do Chorinho’.

Dando continuidade à programação do mês, o Projeto Segundas do Chorinho apresenta na noite de 16 de setembro de 2019 o trabalho do Grupo Mandaia com Lula Gazineu (violão, voz, arranjos e direção musical), Hélio Gazineo (violão), Ivan Bastos (baixo, arranjos e vocal), Leandro Tigrão (flauta) e Sebastian Notini (percussão), onde juntos passeiam pelo requinte da música brasileira, assim como clássicos do choro que foram e são grandes sucessos e referenciais até os dias de hoje, além de receberem músicos que sobem espontaneamente ao palco no já tradicional formato Roda de Choro.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, a partir das 20 horas, na Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho.

Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Studio Protom, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O Grupo MANDAIA surgiu em Salvador (BA) em junho de 2003. A intenção era trazer à tona obras menos conhecidas de grandes compositores e instrumentistas brasileiros e baianos de vários períodos: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Codó, Maestro Almiro, Radamés Gnattali, Baden Powell, Armandinho, Hermeto Pascoal e mais uma infinidade de músicos que colaboraram para o requinte da nossa música, assim como clássicos que foram e são grandes sucessos e referenciais até os dias de hoje.

Apesar da preferência pelo Choro, o grupo Mandaia incorporou ao seu trabalho ritmos regionais como o baião, o maracatu e o samba. Assim o grupo amplia a sua possibilidade de atuação, não ficando restrito simplesmente a um só gênero musical. Embora Seja um grupo relativamente jovem, o grupo Mandaia já acumula em seu currículo passagens relevantes, como apresentações em teatros de Salvador com os shows “Na Trilha do Choro”, em 2004 e 2005, com participações de Armandinho, Fred Dantas e Tuzé de Abreu, e “Risos no Choro”, com direção de Nivaldo Lariú e participação do ator Marcos Machado; participação no Festival da Rádio Educadora, com as musicas “Gingado do Bandolim”, de Ailton Reiner, em 2004, “Tema para um chorinho bem lento” de Lula Gazineu e Capinam, em 2005; Sambaden de Lula Gazineu em 2006 e Praia Fina em 2007 de Lula Gazineu e Gileno Félix, no Festival de Ferrara, na Itália, em setembro de 2005; Festival Instrumental em Salvador 2008 no Teatro Castro Alves e Jequié 2010; Tô no Pelô 2009 e 2011 com o Show Na Trilha do Choro I e II, em programas especiais de TV como “Brasileirança”, apresentado por Xangai, Juca Chaves, Aprovado, Sarau do João, Festivais de Choro no Rio de Janeiro e São Paulo, 1º e 2º Festival de Choro da Chapada Diamantina em Mucugê, Varanda do SESI (2003 – 2013) Festival de Igatú (2013), Programa Sr. Brasil TV Cultura de São Paulo em 2014 etc, Natal Na Cidade em Vitória da Conquista (2016) , Igatu em Serenata (2018) e Apresentações no Sarau do João no Teatro Castro Alves em Salvador e uma sequência de Shows pela Bahia (2019).

Ultimamente o grupo vem se dedicando a interpretar de forma bem pessoal os clássicos da nossa música, bem como as composições autorais de Lula, Ailton e Messias com arranjos modernos que respeitam ao máximo os estilos e formas musicais. O primeiro CD foi lançado em Maio de 2007 no Clube do Choro de Brasilia, hoje considerado o melhor e mais cogitado espaço da MPB instrumental do Brasil, haja visto que é frequentado por grandes artistas de reconhecimento Nacional e Internacional como: Hermeto Pascoal, Helio Delmiro, Armandinho, Yamandu Costa, Sivuca, Paulinho da Viola, Marcos Pereira, Hamilton de Holanda e outros.

Agenda

O que: Projeto Segundas do Chorinho – Ano 8

Quando: sempre às segundas-feiras, às 20 horas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading