
Durante dois dias, Secretaria de Cultura do Estado mobiliza sociedade local e especialistas sobre a candidatura do “Itinerário do Rio Paraguaçu” como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Nos dias 15 e 16 de junho de 2009, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), representantes da sociedade civil, governo e especialistas irão discutir a proposta de transformar o “Itinerário do Rio Paraguaçu”, que abarca diversos municípios baianos, dentre eles as cidades históricas de São Felix, Cachoeira e Maragogipe, em Patrimônio Cultural da Humanidade.
O conceito de Itinerário Cultural se refere aos caminhos que exerceram influência cultural mediante o contato de culturas diferentes em determinada região. As crenças, celebrações, os costumes, a música, as manifestações religiosas e tradicionais, os modos de vida e até os sistemas produtivos são parte do legado imaterial desse itinerário cultural.
Esse título representa uma mudança qualitativa na noção de conservação do patrimônio. Para os especialistas, a partir do novo conceito, a amplitude territorial e a integridade cultural permitem ampliar a escala das vinculações entre povos, cidades, regiões e continente.
O evento, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também vai discutir a proposta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de criar um Programa de Formação de Gestores em Educação Patrimonial e Ambiental nas cidades de Cachoeira e São Félix. O seminário busca, ainda, informar aos atores governamentais e a sociedade civil sobre os novos conceitos e procedimentos para apresentação de candidaturas à Unesco, e é fruto um compromisso firmado pelo governador Jaques Wagner com a região.
O IPAC/Secult prepara, também, ações que serão anunciadas no próximo dia 25 de junho, data em que se realiza a transferência do Governo do estado para a cidade de Cachoeira, já comemorando as lutas de Independência da Bahia. Dentre as ações previstas, estão a notificação pública para início da pesquisa que fundamentará o registro do cortejo e festividade de Nossa Senhora da Boa Morte como Patrimônio da Bahia, o convênio entre Ipac/Secult e UFRB para cursos de Educação Patrimonial com 50 alunos da rede pública de ensino com 10 monitores da universidade e uma exposição na ponte D. Pedro II com fotos das duas cidades.
O seminário é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento, no dia 15, a partir das 8h30.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Seminário Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu
15/06 – Segunda-feira
8h30 – Credenciamento
9h30 – Boas-vindas
10h às 12h – Mesa de Abertura
12h às 14h – Intervalo Almoço
14h30 às 17h – Mesa I: “Mudanças de paradigmas no reconhecimento de salvaguardas nos âmbitos local, nacional e internacional”
16/06 – Terça-feira
9h às 12h – Mesa II: “Salvaguardas do Patrimônio cultural, material e imaterial”
12h às 14h – Intervalo Almoço
14h30 às 16h30 – Mesa III: “Educação Patrimonial” / “Potencialidades turísticas no “Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu”
17h – Encerramento
Serviço
Seminário Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu
DATAS: 15 e 16/06/2009, a partir das 8h30
LOCAL: Auditório da UFRB – Quarteirão Leite Alves, Cachoeira-BA
Aerto ao público
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




