Acordo quer cidades mais seguras para mulheres e meninas

Agência da ONU, UN-Habitat, diz que agressões representam 30% dos crimes urbanos; mulheres têm o dobro de chance de serem as vítimas.

O Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, e o Fundo de Desenvolvimento da ONU para as Mulheres, Unifem, assinaram um acordo na quarta-feira para acabar com a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Segundo o UN-Habitat, a violência constitui 30% dos crimes urbanos. As mulheres têm o dobro de chance de serem vítimas de agressões, incluindo violência doméstica.

Estratégias

Com a parceria, o UN-Habitat passa a integrar o recém-lançado “Programa Global de Cidades Seguras Protegidas de Violência contra Mulheres e Meninas” do Unifem, ajudando a promover cidades mais seguras na América Latina.

Um dos destaques da união é o desenvolvimento, teste e aplicação de um novo modelo para cidades seguras, baseado em estratégias e boas práticas comprovadas que podem ser reproduzidas em diferentes cidades do mundo.

Campanhas

As agências da ONU alertaram para a necessidade de mais campanhas para ajudar a mudar atitudes e comportamentos que perpetuam a violência contra mulheres.

Elas também podem incluir medidas práticas que possam ser usadas por autoridades locais para que o meio ambiente físico das cidades também se torne mais seguro.

O pacto também envolve outros aspectos para combater a violência contra mulheres, como boa governança, planejamento urbano, maior poder às mulheres, participação política,

*Com informações da Rádio ONU em Nova York


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading