Pandemia de coronavírus se acelera, e Américas sofrem mais, alerta OMS

A pandemia de coronavírus está acelerando, observando que a quinta-feira (18/06/2020) testemunhou 150 mil casos novos, o número mais alto em um único dia, e quase metade deles surgiu nas Américas, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O mundo está em uma fase nova e perigosa”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa virtual na sede da OMS em Genebra. “O vírus continua se espalhando rápido, continua mortal, e a maioria das pessoas continua suscetível.”

Segundo relatos, mais de 8,53 milhões de pessoas de todo o mundo foram infectadas pelo novo coronavírus e 453.834 morreram, como mostrou uma contagem da Reuters atualizada às 13h26 desta sexta-feira.

Tedros, cujo comando da OMS é duramente criticado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, fez um apelo às pessoas para manterem o distanciamento social e uma “vigilância extrema”.

Além das Américas, um número grande de casos novos está surgindo no sul da Ásia e no Oriente Médio, acrescentou Tedros.

Mike Ryan, especialista em emergências da OMS, chamou atenção para a situação do Brasil, onde disse que 1.230 mortes adicionais de Covid-19 ocorreram nas 24 horas anteriores.

Cerca de 12% das infecções no Brasil envolveram profissionais de saúde, disse ele, elogiando a coragem desses profissionais.

Tirando os Estados Unidos, o Brasil tem o pior surto do mundo, com 978.142 casos confirmados e 47.748 mortes.

Como muitas nações estão relaxando as restrições, mas com medo de uma segunda onda de infecções, Ryan pediu uma abordagem gradual e com amparo científico.

*Com informações de Stephanie Nebehay e Michael Shields, da Agência Reuters.

Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.
Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading