SECTI estimula inclusão em seleção de startups para o Parque Tecnológico

“Precisamos fazer um recorte para mulheres, para negros, para profissionais do agronegócio e da indústria criativa quando se trata de inovação”. É dessa forma que a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, abordou o tema empreendedorismo e inovação durante o Workshop do Edital de Incubação de Empresas do Parque Tecnológico da Bahia, realizado pela Secti, nesta terça-feira (12/01/2021), por meio do Youtube.

O evento foi direcionado para diversos segmentos, como mulheres empreendedoras, afroempreendedores, entre outros, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o edital da Aity Incubadora, que vai selecionar 12 novas empresas para residir no Parque Tecnológico, onde também receberão capacitação e acompanhamento por parte do Sebrae.

Além de Adélia, o encontro teve a presença da secretária de Cultura do Estado, Arany Santana; da chefe de gabinete da Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Daniele Costa; do superintendente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Eduardo Rodrigues; de Diego Daltro, da Secretaria da Saúde (Sesab); além do coordenador de Articulação Institucional da Secti, Sócrates Santana, que mediou o encontro.

O bate-papo foi seguido pela apresentação do diretor de Inovação e Competitividade da Secti, Péricles Magalhães, e do superintendente de Inovação, Agnaldo Freire, que explicaram o histórico e o cenário atual do Parque, os principais pontos do Edital, além de esclarecer dúvidas do público.

Para Daniele Costa, falar sobre empreendedorismo para mulher é sempre desafiante, pois apenas 15% dos startups são fundadas por mulheres. “É importante valorizarmos, através de editais como este, o empoderamento feminino, principalmente das mulheres negras. Então, este workshop nos traz muita expectativa com o incentivo de empoderar mulheres na área da inovação”.

Já Eduardo Rodrigues ressaltou que o setor do agro está cada vez mais empenhado em impulsionar empresas de base tecnológica sustentável. “É exatamente este viés que queremos trazer para o edital que vai incubar as 12 novas empresas. Com toda certeza a equipe responsável pela seleção contará com uma boa concorrência, visto que o setor do agro está cada vez mais empenhado no empreendedorismo sustentável”, completou.

Arany Santana lembrou que é possível transformar um bem cultural em mercadoria, desde que todos os signos e significados associados a ele sejam respeitados. O edital de incubação no Parque Tecnológico da Bahia, por meio da Áity Incubadora, está disponível até o fim deste mês para as empresas de Base Tecnológica (EBT) ou startups interessados. Para mais informações acerca do edital é possível acessar o site da Secti ou conferir o evento desta terça, na íntegra, no canal do Youtube da Secretaria.

“No nosso estado, temos exemplos de soluções criadas em conjunto como o Monitora Covid-19, o Telecoronavírus e o Portal do Agronegócio, e isso nos enriquece, fortalece nossos ambientes, promove a riqueza da diversidade e a diminuição da desigualdade, além da geração de renda”, finalizou Adélia Pinheiro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading