A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, está comemorando os 40 anos da Convenção do Patrimônio Mundial.
A diretora-geral da agência, Irina Bokova, disse que há quatro décadas, “a Convenção tem feito um esboço de um novo mapa mundi – um mapa de paz e de intercâmbios culturais que envolve quase mil sítios”.
Brasil e Portugal
A sessão do comitê que decide os próximos patrimônios da humanidade está ocorrendo em São Petersburgo, na Rússia e neste ano, o foco do encontro é o desenvolvimento sustentável.
O Brasil indicou à lista o conjunto “Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar.” São áreas onde natureza e urbanização se encontram, em um ponto que vai da zona sul do Rio até oeste de Niterói.
Risco
A cidade de Elvas, na fronteira de Portugal com a Espanha, é outro dos 36 sítios que concorrem à lista do Patrimônio Mundial. A reunião do comitê da UNESCO vai até dia 6 de julho e até lá, serão anunciados os nomeados.
A delegação também decide quais locais entram para a lista dos Patrimônios Mundiais em Perigo, uma seleção dos sítios que estão com o estado de conservação ameaçado.
*Com informações da Rádio ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




