Eurodeputados criticam “necropolítica” do extremista Jair Bolsonaro

Em debate nesta quinta-feira (29/04/2021) sobre a crise de covid-19 na América Latina, eurodeputados criticaram duramente o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo da sessão no Parlamento Europeu era discutir o impacto da disseminação do coronavírus na região e as possibilidades de ajuda da União Europeia aos esforços dos governos latino-americanos.

Em particular, as discussões buscaram analisar a relação entre o alto nível de desigualdades sociais e econômicas no continente e o avanço da pandemia, mas as denúncias contra o presidente brasileiro dominaram a sessão.

“Por ação ou omissão, a necropolítica de Bolsonaro constitui um crime contra a humanidade que deve ser investigado”, disse em plenário o eurodeputado espanhol Miguel Urbán Crespo, do partido de esquerda Podemos.

“Incubadora de cepas”

Outro eurodeputado espanhol, Jordi Solé, do partido Esquerda Republicana da Catalunha, alertou que a gestão da crise sanitária pelo presidente brasileiro pode “transformar o país numa incubadora de novas cepas” do coronavírus.

A portuguesa Isabel Santos, do Partido Socialista, disse que a situação no Brasil é mais difícil por causa da “negação irracional” de Bolsonaro, a quem acusou de fazer “de tudo para que a população não se vacine”.

“Não é um erro, mas uma irresponsabilidade deliberada”, acrescentou.

Eurodeputada Isabel Santos: atitude de Bolsonaro é “uma irresponsabilidade deliberada”
Críticas do bloco conservador
Os parlamentares conservadores que participaram do debate também fizeram críticas, mas muitos deles evitaram citar o nome do presidente brasileiro. Para o português Paulo Rangel, do centrista Partido Social Democrata, o impacto da pandemia foi agravado “por erros políticos e visões negacionistas, como é o caso do Brasil”.

Já o legislador hispano-venezuelano Leopoldo López, do conservador Partido Popular, afirmou que é necessário “destacar a negação da seriedade por parte dos dirigentes de alguns dos países com maior população”.

“O negacionismo de Bolsonaro ajuda o vírus a matar “, afirmou Izaskun Bilbao, do Partido Nacionalista Basco, que integra o bloco liberal do Parlamento Europeu.

A Comissária Europeia para a Estabilidade Financeira, Mairead McGuiness, ressaltou na sessão plenária que a União Europeia já destinou 38 milhões de doses de vacina contra a covid-19 a 30 países latino-americanos através do consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um acesso mais igualitário aos imunizantes.

As críticas dos eurodeputados a Bolsonaro ocorrem na semana em que o Senado brasileiro instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo em meio à pandemia e no dia em que o país superou as 400 mil mortes em decorrência da covid-19.

*Com informações do DW.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading